Notícia
Voltar
Senac Empresarial e Senac Empresas no SC que dá certo, da NSC-TV, em Lages
09/09/2025 14:25
Em Lages, empreendedores falam sobre resistência no penúltimo painel do SC que dá certo
Na noite de terça-feira, 2 de agosto, empreendedores de Lages encheram o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas no penúltimo painel da temporada 2025 do SC Que Dá Certo. O evento levou empreendedores locais para compartilhar histórias inspiradoras de superação e sucesso nos negócios.
Três painelistas de Lages compartilharam suas experiências: Ronaldo Amaral, proprietário da Ronaldo Móveis; Neide Bunn Gugelmin, fundadora e diretora do Colégio Sigma; e Pedro Dirceu Ceron, diretor administrativo dos Supermercados Myatã.
Pedro Dirceu contou sua história de superação de desafios, sobre como a empresa superou um processo de concordata que durou dez anos (de 1998 a 2008), destacando a importância de investir em pessoas e capacitar os colaboradores. “A gente se baseia muito na palavra Ubiatã, que significa força, fortaleza. O mundo é difícil, não é para fracos, é sempre de muito trabalho. Se eu pudesse resumir em poucas palavras eu diria trabalho, junto com lealdade e com a ética. Não se consegue nada sem isso.”, disse Pedro.
Ronaldo Amaral contou como iniciou sua fábrica no quintal de casa e ressaltou a importância de não ter vergonha de começar pequeno e não desistir diante dos obstáculos. “Eu e minha esposa queríamos ter uma vida melhor, minha esposa falou: ‘Ronaldo, porque você não toma coragem de fazer a tua própria marcenaria? E eu segui o conselho dela. Começamos no quintal de casa, a marcenaria era ali. Uma dica que eu dou é que ninguém nasce grande, a não ser filho de elefante. Você tem que ter orgulho de como você começou e buscar conhecimento, exemplos, além disso enfrentar os desafios com coragem e resiliência, que vai dar certo”.
Por fim, Neide Gugelmin compartilhou como sua dedicação à educação a levou a trilhar um caminho de sucesso e transformar o Colégio Sigma em uma referência nacional, com o método Montessori. “O maior patrimônio da empresa foi investir em conhecimento, fazer com o que o colaborador sentisse que está crescendo dentro da empresa. Fiquei feliz de ver todos esses patrocinadores porque eu já precisei de todos eles. Ninguém cresce sozinho. É importante trazer os nossos colaboradores, fazê-los se sentir pertencentes.”
Os painelistas reforçaram que o empreendedorismo exige resiliência, investimento em pessoas e capacidade de adaptação. O discurso que predominou na noite foi a importância de enfrentar os desafios e não desistir diante dos obstáculos. Adenilson Varela, diretor do Senac em Lages, falou da importância das parcerias: “Temos muitos parceiros reunidos aqui, esses encontros é bom porque reforça essa parceria em torno dos nossos objetivos. Em nome do Senac, nós agradecemos e parabenizamos pela iniciativa e por este encontro. O Senac sempre faz este link com iniciativas que visam o empreendedorismo, a geração de ideias. Além da educação profissional, nós também atuamos com a educação empresarial, personalizando soluções que vêm ao encontro dos problemas das empresas e ajudando a desenvolver as pessoas e a melhorar os resultados. Temos cases de grandes empresários da nossa cidade aqui que deixaram insights e seus exemplos do que a gente pode aplicar nos nossos negócios, nas nossas empresas, e isso é muito rico.”, finalizou.