Notícia

Voltar
Inscrições abertas para Jovem Programador 2026

Maior programa de formação gratuita de tecnologia no estado oferece 1.260 vagas em 23 municípios catarinenses em 2026

28/11/2025 16:05
Inscrições abertas para Jovem Programador 2026

O Jovem Programador, maior programa de formação gratuita em tecnologia de Santa Catarina, está com inscrições abertas para a edição 2026. O programa oferece este ano 1.260 vagas gratuitas. Promovido pelo Seprosc (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de SC) em parceria com o Senac SC, o programa está disponível em 23 municípios catarinenses para pessoas a partir de 16 anos interessadas em iniciar uma carreira na área de TI.

Os participantes aprendem desde os conceitos básicos de lógica e programação até o desenvolvimento de projetos e desafios práticos, como o Hackathon. Ao final do curso, os alunos recebem certificação reconhecida e têm acesso a uma rede de empresas parceiras interessadas em contratar novos talentos. 

O programa é gratuito para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). O requisito mínimo é possuir ou estar cursando o Ensino Médio. Além dos jovens, o programa também é voltado para quem já é formado e busca transição de carreira. Por meio do Programa Senac de Gratuidade - PSG, o curso é 100% gratuito, com aulas híbridas (online e presenciais), ministradas por profissionais experientes e com forte conexão com o mercado. 

De acordo com pesquisa realizada pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o setor de tecnologia de Santa Catarina segue em crescimento acelerado e projeta a geração de quase 100 mil vagas até 2027. Com o objetivo de descentralizar o acesso à formação em tecnologia, o Jovem Programador estará presente em todas as regiões do estado, nas cidades de: Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

As inscrições vão até 18 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo, regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do programa: https://jovemprogramador.com.br

A edição 2026 também contará com cotas para pessoas com deficiência (PCDs) e, pela primeira vez, haverá uma turma exclusiva para mulheres, em Palhoça, a fim de promover o desenvolvimento de mais talentos femininos na área de TI.

 

Sobre o Jovem Programador 

Criado em 2021 pelo Seprosc (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina) e realizado em parceria com o Senac SC, o Programa Jovem Programador já alcançou 19,3 mil inscritos, com 126 turmas e 4,1 mil vagas disponibilizadas desde sua criação. 

O Jovem Programador mobiliza um dos maiores investimentos privados em formação tecnológica do Brasil. Até o final de 2025, o programa terá recebido aproximadamente R$ 24 milhões em investimentos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), garantindo que 98% dos alunos participem gratuitamente. 

Nas edições anteriores, o programa já impactou milhares de jovens, acumulando números expressivos: 

- 2021: 3.174 inscritos, 19 turmas, 611 vagas em 13 cidades 

- 2022: 3.169 inscritos, 20 turmas, 601 vagas em 17 cidades 

- 2023: 4.011 inscritos, 21 turmas, 730 vagas em 19 cidades 

- 2024: 4.381 inscritos, 31 turmas, 1.024 vagas em 21 cidades 

- 2025: 4.611 inscritos, 35 turmas, 1.217 vagas em 23 cidades 

 

Etapas do Programa: 

● Workshop: Conceitos e Lógica (3h30min) 

● Programador de Sistemas (200h) 

● Desenvolvimento Web com IA (240h) 

● Hackathon Final, um desafio prático para aplicar o conhecimento adquirido. 

 

Patrocinadores e apoiadores

O Jovem Programador 2026 conta com o apoio institucional de entidades que impulsionam a inovação em SC, como Acate, Sesc, AmurelTec, CIB Centro de Inovação Blumenau, Communitech, Gene Conecta, Inovale Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, Novale Hub, CollabTech (Seinflo), Orion Parque Tecnológico, SOMAR Sociedade Maçônica Regional Vale Europeu e Fundação CITeB. 

Além disso, empresas de todo o estado unem-se como patrocinadoras da iniciativa: BST Sistemas, DG Sys, Clube Associados, HartSystem, Senior, Dev10, CB Sistemas, KLab, ADM Sistemas, DataInfo, WebPrev, DataRunk, WK, Mobuss, Cloud Park, Teclógica, NDD, Ap Controle, Radek, Exímio, Softplan e LoQQuei by AMB.

*Com informações do Jovem Programador/SEPROSC