Notícia

Voltar
Jogo de realidade virtual do Senac de Palhoça é destaque no Stun Game Festival

Jogo simula ataques robóticos em pontos turísticos de Palhoça

27/08/2025 11:00
Jogo de realidade virtual do Senac de Palhoça é destaque no Stun Game Festival

Um jogo de realidade virtual desenvolvido por alunos do Senac em Palhoça foi apresentado nesse final de semana na 6ª edição do Stun Game Festival, o maior evento de games do Sul do Brasil, realizado no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

O jogo simula ataques robóticos em pontos turísticos de Palhoça, como a Guarda do Embaú, a Pedra Branca e o Morro do Cambirela. A iniciativa foi desenvolvida por oito alunos do ensino médio integrado ao técnico em programação de jogos digitais e quatro professores.

O projeto permite interação conjunta de até quatro jogadores. Após o combate, os jogadores são levados a uma “enfermaria do futuro” em que precisam escolher tratamentos para os ferimentos sofridos. A iniciativa envolve programação, modelagem 3D, sonoplastia, storytelling e gestão de projeto.

O professor Bruno Martins de Abreu, um dos responsáveis pelo projeto, destacou a importância da participação dos estudantes. “Foi divertido e satisfatório integrar os alunos, porque a gente conseguiu agregar ainda mais no ensino e na educação deles. Dá para ver nitidamente a evolução deles também como pessoas”, afirmou.

Renata Scheidt, diretora da unidade do Senac em Palhoça, ressaltou o impacto do projeto desenvolvido pelos estudantes. “Vai muito além do entretenimento. Ele tem caráter educativo e mostra o quanto o Senac está conectado às novas tecnologias, às tendências de mercado e ao futuro profissional dos nossos alunos. Ele demonstra também que a aprendizagem pode ir muito além da sala de aula tradicional”, destacou.

O aluno Rafael Da Silva Correa, de 17 anos, contou como é a experiência de apresentar o jogo para as pessoas. “É muito diferente e muito legal ver uma pessoa jogar algo que você fez por muito tempo e gostar daquilo. É uma sensação muito diferente de qualquer coisa que já senti. É muita satisfação”, relatou.

Sobre o projeto

O trabalho segue a metodologia de Jeannie Novak, estruturada em seis etapas: conceito, design, produção, testes, lançamento e pós-lançamento. A ideia surgiu em novembro do ano passado, em uma conversa entre o professor Luciano Caminha e a diretora Renata Scheidt. O projeto foi planejado para integrar os três eixos educacionais priorizados pela instituição, Turismo, Saúde e Tecnologia da Informação, em quatro ambientes interativos com diferentes situações.

Stun Game Festival

Um dos principais eventos de cultura gamer do Sul do Brasil, o Stun Game Festival reúne campeonatos de e-sports, lançamentos de jogos, oficinas, feira de artistas, concurso de cosplay e shows de K-pop.



GALERIA DE IMAGENS