Notícia
Voltar
04/09/2025 14:36
Senac apresenta soluções para municípios no COMAC-SC
O Senac Santa Catarina marcou presença no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), realizado no Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O evento, promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios (Fecam), reuniu, entre os dias 2 a 4 de setembro, representantes de municípios catarinenses, empresas, órgãos públicos e entidades para apresentar soluções, compartilhar cases de sucesso e ampliar o relacionamento, destacando a força do municipalismo catarinense.
O estande do Senac Empresarial chamou a atenção dos participantes que puderam conhecer de perto as soluções oferecidas para o setor público nas áreas de Saúde, Turismo, Educação, Gestão e Negócios, entre outras iniciativas.
O destaque do estande foi o modelo hiper-realista humano, um simulador de alta fidelidade, que garante monitorar de forma real sinais vitais e demais indicativos de saúde. Ele é indicado para as equipes de saúde das cidades realizarem treinamentos qualificados, melhorando a capacitação dos profissionais. “Por meio do Senac Hub Saúde, oferecemos a tecnologia não apenas na capacitação em cursos técnicos, mas também em outras iniciativas de capacitação realizadas nas prefeituras, secretarias, hospitais e outras instituições, alcançando profissionais já formados a fim de promover uma qualificação continuada para melhor atendimento da população”, destaca Maiara Rowe, enfermeira e professora de curso de Saúde do Senac.
Programa recebe o Prêmio Fecam
O programa “Conhecendo a Serra catarinense: uma jornada educativa”, operacionalizado pelo Senac SC, em parceria com a Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), foi premiado e apresentado no palco do Prêmio Fecam no primeiro dia de evento.
A iniciativa envolveu mais de 400 profissionais, entre especialistas e educadores das escolas dos 18 municípios da região, com objetivo de disseminar e fomentar o Turismo na região por meio da educação.
O programa iniciou com a coleta e produção de conhecimento sobre o turismo local por especialistas da região, passando pela formação dos professores que se tornaram multiplicadores do conteúdo, até chegar à disseminação em sala de aula, de forma lúdica e interativa, trabalhando conceitos de Turismo nos eixos social, ambiental e econômico, além de temas como Turismo sustentável, valorização do patrimônio cultural e ambiental da região, ecoturismo, cultura, gastronomia, tradições como as cavalgadas, história, crenças e lendas por meio de cartilhas distribuídas nas escolas, lançadas recentemente, em julho.
“Nós conseguimos envolver professores, pessoas importantes da cidade, porque se trata de um resgate de história, cultura, envolve a natureza, toda uma riqueza cultural que pertence à Serra Catarinense”, pontua a professora Fabiana Roeder, da unidade de Timbó, que participou do projeto.
O projeto visa alcançar ainda os novos professores que ingressarem nas escolas deste período até 2026. O professor do curso de Turismo do Senac, Mário Aleixo Correia da Mota, complementa que “é um privilégio ver o projeto que a gente começou lá atrás, há quase dois anos, sendo realizado e funcionando com perspectivas futuras e brilhantes para toda a região da Serra Catarinense.”