Notícia

Voltar
Senac qualifica mais de 1,7 mil profissionais para temporada de verão em Balneário Camboriú

"O Selo Turismo Qualificado tem um papel fundamental para o desenvolvimento do turismo em Balneário Camboriú. Ele dá visibilidade às empresas e confiança aos turistas", professora Ketrin Cirico. Foto: Jéssica Diniz/PMBC

28/08/2025 19:18
Senac qualifica mais de 1,7 mil profissionais para temporada de verão em Balneário Camboriú

Com 38,8% da procura, comércio de praias é local de compra mais buscado por turistas em SC, seguido pelo centro da cidade (33,4%), shoppings (14,1%) e ambulantes (13,7%)

Mais de 1,7 mil profissionais e autônomos do setor turístico participaram, nessa terça (26) e quarta-feira (27), do curso de Atendimento ao Turista, promovido pelo Senac em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, no hotel Sibara, no centro da cidade. A capacitação é gratuita e parte do programa Selo Turismo Qualificado BC, que busca melhorar o atendimento aos visitantes na cidade.

O curso, ministrado pelo Senac em conjunto com a Fundação Cultural e o BC Convention, é oferecido desde 2023 e faz parte da preparação do município para a temporada de verão. Ele é um dos requisitos para a concessão de licença ao comércio ambulante, que é válida por um ano e deve ser refeita anualmente. Para empresas, o curso não é obrigatório, mas é essencial para obtenção do Selo Turismo Qualificado, que reconhece a excelência em serviços turísticos.

O selo possui três categorias identificadas por estrelas (bronze, prata e ouro), que indicam o nível de conformidade das empresas com os critérios do programa. Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre postura e comportamento no atendimento, capacidade de abordagem e negociação, autoconhecimento e autocontrole. A ênfase foi na importância de responder às necessidades do turista com clareza, respeito e empatia, utilizando sempre uma comunicação assertiva e não violenta.

“Ao capacitarmos esses profissionais, eles se tornam mais engajados e empoderados, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo sua atuação. O impacto direto será um atendimento cada vez mais profissionalizado e humanizado, proporcionando ao turista uma experiência acolhedora”, destacou a professora Ketrin Cirico. 

No final da formação, os participantes receberam certificado de conclusão. O selo será concedido posteriormente às empresas que atenderem aos requisitos de qualidade do programa: 10% da equipe para bronze; 20% para prata e 30% para ouro, além de outros requisitos obrigatórios disponíveis no site da prefeitura

A professora ainda avaliou positivamente a evolução do curso e a alta procura pela qualificação. “Fiquei impressionada com o número expressivo de inscritos e com a excelente organização do evento, fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo e o Senac. A alta adesão demonstra o crescente interesse dos profissionais em buscar qualificação e preparo para atender cada vez melhor aos turistas.”

Ela também reforçou a importância do selo para o turismo local. “O Selo Turismo Qualificado tem um papel fundamental para o desenvolvimento do turismo em Balneário Camboriú. Ele valoriza e dá visibilidade às empresas e profissionais locais que investem em capacitação e excelência no atendimento. Para o turista, transmite confiança e assegura que será bem recebido por pessoas preparadas, fortalecendo a imagem da cidade como um destino que preza pela hospitalidade e qualidade.”

O diretor do Senac SC, Fabiano Battisti Archer, ressalta a relevância do setor. “O Turismo é um dos três eixos de prioridade do Senac, junto com a Saúde e a Tecnologia da Informação. Em Santa Catarina, nós temos acompanhado um forte crescimento desse mercado, com atração de um público maior e de maior poder aquisitivo também, necessitando cada vez mais de mais trabalhadores capacitados.” 

A diretora do Senac em Itajaí, Ana Paula dos Santos, dá alguns exemplos: “Estamos em um momento favorável para se especializar nas diversas áreas relacionadas, na gastronomia, nos serviços de hospitalidade e hotelaria. Falar espanhol, por exemplo, é um grande diferencial.” Ela explica que além da formação tradicional, há também outras possibilidades: “Além dos cursos profissionais, nós temos diversos projetos no Senac para empresas e instituições públicas, como este que estamos participando aqui em Balneário, que pode ser replicado para qualquer município.”

Aumento da vinda de argentinos reforça demanda de capacitação 

A preparação dos profissionais se dá junto ao crescimento da presença de turistas estrangeiros no litoral catarinense. No verão 2024/2025, os visitantes de outros países representaram 35,2% do total de turistas, o maior percentual desde 2013, segundo pesquisa da Fecomércio SC.

Na última temporada, os locais de compra mais buscados pelos turistas foram o comércio das praias (38,8%), seguido pelo comércio do centro da cidade (33,4%), shopping centers (14,1%) e ambulantes (13,7%).

Os argentinos lideraram a lista, representando 28,8% do total, seguidos por uruguaios (2,8%), paraguaios (2,3%) e chilenos (0,8%). Além de turistas de outras nacionalidades que somaram 0,4%. Em Balneário Camboriú, os argentinos chegaram a quase um terço dos visitantes (29,3%). Em Florianópolis, o percentual é de 45,5%.

Além da presença expressiva, o turista argentino destacou-se pelos gastos. “Também é preciso destacar que o turista argentino gastou cerca de 35% a mais do que a média dos demais visitantes. O câmbio está bastante favorável para eles. Isso fez com que víssemos cenas como aquelas de filas imensas de argentinos nas lojas de roupas e departamentos, por exemplo”, destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio.



GALERIA DE IMAGENS