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Salgadeiro

Informações do Curso
  • Carga Horária: 160 horas

Se você deseja atuar no mercado de alimentação, produzindo e comercializando salgados com qualidade e criatividade, o curso de Salgadeiro é a escolha certa! Com 160 horas de formação, você aprenderá a organizar o ambiente de trabalho, controlar estoques, preparar e precificar salgados variados, sempre seguindo as boas práticas de manipulação de alimentos e princípios de sustentabilidade. O curso prepara profissionais para trabalhar em padarias, lanchonetes, buffets, restaurantes ou como autônomos, integrando equipes multiprofissionais e interagindo com fornecedores e clientes.

Durante o curso, você vivenciará atividades que simulam desafios reais do setor, valorizando ingredientes regionais e tendências do mercado. Ao final, receberá o certificado de Qualificação Profissional em Salgadeiro, com validade nacional, pronto para ingressar em um dos segmentos mais dinâmicos e promissores da gastronomia brasileira. Venha transformar sua paixão por salgados em uma carreira de sucesso!

Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Salgadeiro
Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Salgadeiro
Pré-requisito:
  • Projeto Integrador Salgadeiro

Documento Necessário Para Matrícula
CPF
RG.
Acesso Ao Curso
Idade maior ou igual a 16 anos.
Ensino Fundamental Incompleto
Comprovante de Escolaridade

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
• avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo;
• ser diagnóstica e formativa;
• permear e orientar todo o processo educativo;
• verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem);
• permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao fim da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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