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Técnico em Segurança do Trabalho

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  • Carga Horária1400h
  • Área de AtuaçãoSegurança
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O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho.Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais. Desenvolve suas atividades com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integridade física, mental e psicossocial do trabalhador.O perfil profissional Técnico em Segurança do Trabalho, habilitado pelo Senac, tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.A ocupação está situada no eixo tecnológico Segurança, cuja natureza é zelar e pertence ao segmento de Segurança. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985 e pela Portaria 3275 de 21 de setembro de 1989.A seguir estão as competências que compõem o perfil do Curso Técnico em Segurança do Trabalho:Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde e Segurança do Trabalho;Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos;Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes;Monitorar riscos ocupacionais;Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho;Implantar e implementar os programas de saúde e segurança do trabalho;Controlar Situações de Emergência; Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência;Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;Auxilia a gestão integrada da organização.
O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho.Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais. Desenvolve suas atividades com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integridade física, mental e psicossocial do trabalhador.O perfil profissional Técnico em Segurança do Trabalho, habilitado pelo Senac, tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.A ocupação está situada no eixo tecnológico Segurança, cuja natureza é zelar e pertence ao segmento de Segurança. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985 e pela Portaria 3275 de 21 de setembro de 1989.A seguir estão as competências que compõem o perfil do Curso Técnico em Segurança do Trabalho:Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde e Segurança do Trabalho;Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos;Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes;Monitorar riscos ocupacionais;Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho;Implantar e implementar os programas de saúde e segurança do trabalho;Controlar Situações de Emergência; Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência;Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;Auxilia a gestão integrada da organização.
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