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Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

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O curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem como objetivo formar profissionais com visão sistêmica, para gerir processos, considerando as estratégias do negócio, potencializando resultados.
O Tecnólogo em Processos Gerenciais ao final do curso apresenta as seguintes competências: Realiza o diagnóstico do ambiente interno e externo, com visão sistêmica da organização formulando objetivos e estratégias gerenciais.Planeja, com visão estratégica, processos e sistemas alinhados aos objetivos organizacionais.Implementa e otimiza processos e sistemas organizacionais, com visão empreendedora e inovadora. Promove e controla ações corretivas, com visão crítica, mensurando e avaliando resultados organizacionais.Toma decisões considerando variáveis econômicas, sociais, políticas e legais nos níveis operacional, tático e estratégico.Lidera equipes e gerencia conflitos, estabelecendo um clima organizacional propício ao ambiente de trabalho.Atua de forma ética, autônoma e proativa, com responsabilidade socioambiental e respeitando a diversidade sociocultural.Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos organizacionais.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

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  • Blumenau - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 24/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Blumenau - Faculdade

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  • Concórdia - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 30/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      NOTURNO - Início em 24/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados
      Valor: 4.614,00*1 2


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.
      *2 Parcelamento em até 12x no cartão para inscrições online, podendo variar o número de parcelas conforme plano de pagamento de cada curso. Para outras formas de pagamento, consulte a Unidade.



      NOTURNO - Início em 24/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas
      Valor: 5.590,90*1 2


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.
      *2 Parcelamento em até 12x no cartão para inscrições online, podendo variar o número de parcelas conforme plano de pagamento de cada curso. Para outras formas de pagamento, consulte a Unidade.



      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Concórdia - Faculdade

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  • Jaraguá do Sul - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 29/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Jaraguá do Sul - Faculdade

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  • Joinville - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 22/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados
      Valor: 5.280,00*1 2


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.
      *2 Parcelamento em até 12x no cartão para inscrições online, podendo variar o número de parcelas conforme plano de pagamento de cada curso. Para outras formas de pagamento, consulte a Unidade.



      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Joinville - Faculdade

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  • Videira - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 22/07/2024
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Videira - Faculdade

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Dados Oficiais (Atualizado em 17/11/2022)

  • Informações de oferta
    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016) Fábio Peçanha Ricci Lucélia Lopes Hartmann Caroline Dix Reinert
      Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 268 de 03/04/2017
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Brusque (Resolução DR nº 15/15,de 28/09/2015) Fabiano Battisti Archer
      Lucimar Vieira Nass
      Simone dos Santos Bittencourt
      Portaria nº 349 de 27/10/2020
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Rio do Sul (Resolução DR nº 20/15, de 28/09/2015)
      Daiane Cristina De Borba
      Sueli Petris Tambosi
      Eliete Sander Troupos
      Portaria nº 208  de 25/06/2020
      Faculdade Senac Caçador (Portaria MEC nº 338 de 10/03/2017) Marcio Pires de Camargo Liz Barbara Borghetti
      Priscila da Silva Cavalet Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 268 de 03/04/2017        
      Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Porto União (Resolução DR nº 19/15, de 28/09/2015)         
      Marcio Zancanaro
      Barbara Irina Correia
      Sandra Schepanski Pavan
      Portaria nº 244 de 16/03/2021
      Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Videira (Resolução DR nº 22/15, de 28/09/2015)
      Liz Barbara Borghetti

      Aline Sartorel

      Monica Cenci

      Portaria nº 349, de 27/10/2020
      Faculdade Senac Chapecó ( Portaria MEC de Recredenciamento nº 511, de 19 de julho de 2022)

      Silvana Marcon
      Janyne Farias

      Tatiana Rossi Avila

      Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 704, de 18/12/2013
      Faculdade Senac Concórdia (Portaria MEC nº 1.320 de 17/11/2016)
      Rubens Mascelani Filho
      Jairo Roberto Fachi

      Claides Camargo

      Portaria nº 349 de 27/10/2020

      Faculdade Senac Criciúma (Portaria MEC nº 660 de 12/07/2018)
      Paulo Wienhage

      Mariana Recco Cancellier

      Ana Paula Lodetti Bernardo
      Portaria MEC de Reconhecimento nº 857 de 04/08/2017
      Faculdade Senac Florianópolis (Portaria MEC nº 904 de 06/09/2018)
      Jose Carlos Vieira

      Thais Hoffman Arnoni

      Andrea Simone Zunino Fornerolli

      Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 208 de 25/06/2020
      Faculdade Senac Florianópolis / Unidade Vinculada Senac Lages (Resolução DR nº 17/15, de 28/09/2015)
      Eliane Santana Liz Souza
      Cleveonei da Silva
      Cristiane Ferreira de Lima
      Portaria DR nº 009, de 20/11/2015
      Faculdade Senac Jaraguá do Sul (Portaria MEC Nº 250, de 18/04/2016) Mauricio Anisio Ferreira
      Daihene Tais Cole

      Franciele Zaffari

      Portaria nº 327, de 07/04/2021
      Faculdade Senac Tubarão (Portaria MEC nº 1273 de 29/11/2018)
      Marisa Martini
      Renato Justino Borges

      Fernanda Tomé de Moraes
      Portaria nº 208  de 25/06/2020
      Faculdade Senac Palhoça (Portaria MEC de Recredenciamento nº 323, de 25 de maio 2021)
      Antonio Navalho Filho 

      Francine dos Santos Correa da Silva

      Cristina Volante
      Borges
      Portaria  nº 586 de 14/06/2021
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Joinville  ( Resolução DR nº 26/18 de 27/08/2018)
      Ronaldo Ribeiro

      Cláudia R. de Andrade
      Bruna Fernanda Rieper Portaria de Autorização nº 004, de 27/08/2018
      Faculdade Senac São Miguel do Oeste  (Portaria MEC nº 1447 de 12/12/2016)
      Silvana Marcon


      Geisibel Kappes Brescansin

      Ricardo Perin Parecer SENAC nº 09 de 24/09/2018)






      .

  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



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