Santa Catarina

Abre e fecha menu

Técnico em Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio

Aguarde
Promover o exercício da cidadania, o acesso à cultura e o aprimoramento do aluno como pessoa humana e sua preparação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais que possibilitem o seu protagonismo, inserindo-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável na sociedade.
O egresso do Curso Técnico em Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio será capaz de agir na sociedade enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres, afirmando sua autonomia e liberdade de expressão para atuar e intervir em seu cotidiano de forma criativa, sustentável e colaborativa, tendo a cultura como uma dimensão articuladora de representações e comportamentos sociais. Além disso, articular teoria e prática utilizando os fundamentos científico-tecnológicos com visão crítica e sistêmica para a tomada de decisão tanto na dimensão pessoal quanto na coletiva. O Técnico em Design de Interiores é o profissional que elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. Pode atuar em escritórios de arquitetura, escritórios de design de interiores, estabelecimentos comerciais especializados em materiais e revestimentos ou móveis de decorações, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções.O aluno tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso das Instituições com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é
Criar
e pertence ao segmento de Design. No Brasil, obedece à Norma Brasileira ABNT NBR 16.280:2014
Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos. As competências que compõe a sua formação são as competências gerais da Educação Básica e as competências e habilidades presentes em cada área de formação e da educação profissional Senac. As gerais e profissionais estão destacadas a seguir: Competências Gerais da Educação Básica: - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. - Utilizar diferentes linguagens
verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Competências da Habilitação Técnica: - Representar graficamente o ambiente de forma manual. - Representar graficamente o ambiente de forma assistida. - Estruturar projetos de design de interiores. - Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores. - Projetar design de interiores residenciais. - Projetar design de interiores comerciais. - Projetar design de interiores para pontos de vendas. - Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores.
- É necessária a aprovação no 9º (nono) ano do Ensino Fundamental para a realização da matrícula.- A idade máxima do aluno para realização da matrícula no primeiro ano é de 18 anos.
Aplicar elementos e recursos expressivos da linguagem verbal, artística e corporal na Língua Portuguesa
Carga Horária: 100h

Utilizar recursos de estilo e modos de organização das informações na produção de textos
Carga Horária: 100h

Analisar nos aspectos das identidades e manifestações artísticas e culturais diferentes formas de organização do discurso
Carga Horária: 100h

Reconhecer as variações linguísticas da Língua Inglesa e suas especificidades
Carga Horária: 100h

Explorar o uso da Língua Inglesa nas diferentes formas de organização do discurso
Carga Horária: 100h

Empregar a Língua Inglesa respeitando suas variações e formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas
Carga Horária: 100h

Identificar elementos artísticos em diferentes grupos sociais e suas transformações culturais e patrimonial
Carga Horária: 33h

Produzir artisticamente explorando as linguagens das diversas manifestações artística
Carga Horária: 33h

Representar elementos compositivos das linguagens artísticas
Carga Horária: 33h

Identificar a utilização do corpo diante do esforço físico através da consciência corporal ampliando o repertório motor
Carga Horária: 33h

Ampliar as experiências corporais utilizando os meios culturais e padrões estabelecidos por meio do movimento
Carga Horária: 33h

Representar as diferentes formas de linguagens do esporte, através da utilização de jogos
Carga Horária: 33h

Aplicar funções quadrática, exponencial e modular na forma algébrica e geométrica na resolução de problemas cotidianos
Carga Horária: 100h

Utilizar a matemática financeira e a função logarítmica para resolver problemas cotidianos
Carga Horária: 100h

Utilizar a teoria dos conjuntos e de funções para resolver problemas cotidianos
Carga Horária: 100h

Analisar aspectos do espaço geográfico e sua transformação
Carga Horária: 33h

Analisar a globalização e seus efeitos na sociedade
Carga Horária: 33h

Diferenciar povos e culturas a partir da demografia
Carga Horária: 33h

Analisar a construção do mundo moderno
Carga Horária: 33h

Analisar as contribuições da história e a construção das primeiras civilizações
Carga Horária: 33h

Problematizar os conflitos e mudanças do século XX no Brasil e no mundo
Carga Horária: 33h

Analisar os impactos filosóficos na construção do conhecimento
Carga Horária: 33h

Analisar características filosóficas a partir de conexões éticas e estruturantes
Carga Horária: 33h

Analisar aspectos filosóficos de arte, cultura e sociedade
Carga Horária: 33h

Analisar o contexto político, social e cultural estruturando as relações sociais
Carga Horária: 33h

Analisar nos clássicos o processo sociológico
Carga Horária: 33h

Desenvolver possibilidades políticas e humanitárias na atuação em sociedade
Carga Horária: 33h

Analisar as relações entre as propriedades físico-químicas das transformações, reações químicas e a estrutura da matéria
Carga Horária: 34h

Relacionar o estudo da matéria e sua natureza com o comportamento macroscópico e microscópico e sua estrutura em relação aos elementos químicos
Carga Horária: 34h

Analisar a interação entre a química orgânica, os sistemas vivos e o mundo físico ao seu redor
Carga Horária: 34h

Analisar os fenômenos eletromagnéticos e seus avanços tecnológicos
Carga Horária: 34h

Analisar fenômenos ondulatórios, e as relações entre formas de energia e trabalho
Carga Horária: 34h

Analisar o movimento dos corpos e suas causas
Carga Horária: 34h

Diferenciar as teorias sobre a Origem da Vida e a organização celular dos seres vivos
Carga Horária: 34h

Avaliar e prever efeitos nocivos ao ambiente nos processos evolutivos
Carga Horária: 34h

Identificar aplicações do conhecimento científico e tecnológico sobre os seres vivos e os sistemas do corpo humano
Carga Horária: 34h

Quem sou eu: minhas características pessoais
Carga Horária: 20h

Para onde vou: possibilidades de carreira
Carga Horária: 20h

Onde estou: conhecendo as áreas de atuação e a inter-relação com Administração
Carga Horária: 20h

Politize-se: cidadania em ação
Carga Horária: 35h

Gestão do futuro: o protagonismo da diversidade
Carga Horária: 35h

Somos diferentes mas estamos juntos: diversidade humana
Carga Horária: 20h

I read, We read, Everybody reads
Carga Horária: 25h

I write, We write, Everybody writes
Carga Horária: 25h

I speak, We speak, Everybody speaks
Carga Horária: 25h

Press Start: Gameficando a vida / Do Start ao UP
Carga Horária: 35h

Universo em 3Dimensões / Geração digital: fala aí
Carga Horária: 35h

O corpo fala: linguagem do movimento
Carga Horária: 20h

Projetar design de interiores sustentáveis
Carga Horária: 60h

Se liga nas finanças: usando seu dinheiro com consciência
Carga Horária: 35h

Estruturar concepção projetual de design de interiores
Carga Horária: 60h

Projetar design de espaços efêmeros
Carga Horária: 72h

Código geek: robótica labs / Storytelling: histórias que conectam
Carga Horária: 35h

Elaborar estudo preliminar de design de interiores
Carga Horária: 96h

Elaborar projeto executivo de design de interiores
Carga Horária: 48h

Representar graficamente o ambiente de forma tridimensional
Carga Horária: 96h

Representar graficamente o ambiente de forma bidimensional
Carga Horária: 72h

Criar representação visual do projeto
Carga Horária: 48h

Prestar consultoria em design de interiores
Carga Horária: 60h

Realizar concepção técnica do projeto de interiores
Carga Horária: 60h

Projetar design de mobiliário
Carga Horária: 96h

Projetar design de interiores residencial
Carga Horária: 96h

Gerenciar execução de projetos de design de interiores
Carga Horária: 60h

Projetar design de interiores de ponto de vendas
Carga Horária: 96h

Projetar iluminação de interiores
Carga Horária: 48h

Projetar design de interiores corporativo
Carga Horária: 96h

Projeto Integrador em Design de Interiores
Carga Horária: 29h

Projeto Integrador em Design de Interiores
Carga Horária: 23h

Projeto Integrador em Design de Interiores
Carga Horária: 24h

Por dentro da pesquisa: da observação a experimentação
Carga Horária: 20h

Por dentro da pesquisa: da análise a proposição
Carga Horária: 35h

Por dentro da pesquisa: dos dados aos resultados
Carga Horária: 30h

Oficinas: a arte de experimentar
Carga Horária: 25h

Oficinas: a arte de criar
Carga Horária: 35h

Oficinas: a arte de decidir
Carga Horária: 30h

Unidades com matrículas abertas

Selecione a unidade para ver as turmas disponíveis e faça o seu registro de interesse.

Tem interesse de fazer o curso em uma outra unidade?

Selecione a unidade e registre interesse para ser avisado quando abrir uma turma.

Registrar interesse ›

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar