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Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

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O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar, desenvolver e executar projetos inovadores de design de interiores, com criatividade, excelência técnica e visão sistêmica.
O Tecnólogo em Design de Interiores apresenta as seguintes competências: -Elabora projetos de design de interiores, relacionando fatores estéticos, ergonômicos e técnicos, considerando as questões socioeconômicas, culturais e as necessidades dos clientes.-Pesquisa tendências, cores, formas, texturas e acabamentos para a elaboração de projetos, considerando a aplicação adequada.-Elabora representação gráfica humanizada de plantas baixas, cortes, vistas e perspectivas, considerando as características estéticas presentes no resultado final do projeto.-Analisa a viabilidade e funcionalidade do projeto, dimensionando a projeção de ocupação e os fluxos do espaço proposto.-Cria, elabora e quantifica mobiliário conforme especificação do projeto de design de interiores.-Elabora projeto paisagístico para áreas internas e externas considerando variáveis referentes ao clima, especificidades do ambiente e harmonia.-Cria cenários com projeto luminotécnico para áreas internas e externas, respeitando as normas técnicas.-Elabora memorial técnico seguindo as etapas estabelecidas no cronograma para execução de projeto de design de interiores.-Desenvolve desenho técnico manual e em softwares específicos (2D e 3D), de acordo com as normas técnicas da ABNT.-Gerencia com visão sistêmica a execução de projetos de design de interiores-Atua de forma empreendedora, ética e pró ativa, com responsabilidade socioambiental, respeitando a diversidade sociocultural.-Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos do projeto.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

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Dados Oficiais (Atualizado em 23/11/2022)

  • Informações de oferta
    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade Senac Caçador (Portaria MEC nº 338, de 10/03/2017)
      Marcio pires de Camargo
      Liz Barbara BorghettiPriscila da Silva Cavalet Portaria MEC nº 1110, de 25/10/2017
      Faculdade Senac Tubarão (Portaria MEC nº 1273, de 29/11/2018) Marisa Martini  Renato Justino Borges Fernanda Tomé de Moraes Portaria nº 611 de 21/06/2021
      Faculdade Senac Blumenau/Unidade Vinculada Senac Joinville (Resolução DR nº 26, de 27/08/2018)
      Ronaldo Ribeiro Cláudia R. de Andrade Bruna Fernanda Rieper Portaria DR nº 002/18, de 27/08/2018

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  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



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