Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
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Dados Oficiais (Atualizado em 23/11/2022)
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Informações de oferta
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Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016) Fábio Peçanha Ricci Lucélia Lopes Hartmann Caroline Dix Reinert Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 847, de 04/08/2017 Faculdade Senac Concórdia (Portaria MEC nº 1.320, de 17/11/2016) Rubens Mascelani Filho Dian Carla Bombazaro Claides Camargo Portaria de Autorização DR nº 16/16, de 18/11/2016 Faculdade Senac Criciúma (Portaria MEC nº 660, de 12/07/2018) Paulo Wienhage Mariana Recco Cancellier Ana Paula Lodetti Bernardo Portaria MEC de Reconhecimento nº 815, de 29/10/2015 Faculdade Senac Florianópolis (Portaria MEC nº 904, de 06/09/2018) Jose Carlos Vieira Thais Hoffman Arnoni Andrea Simone Zunino Fornerolli Portaria MEC de Reconhecimento nº 565 de 20/08/2018 Faculdade Senac Jaraguá (Portaria MEC nº 250, de 18/04/2016) Mauricio Anisio Ferreira Janaina Costa Leal Piekarzewicz Ednéia Hivani Hang Portaria MEC de Reconhecimento nº 277 de 20/04/2018 .
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Avaliação da Aprendizagem
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Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem
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A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.
Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem.
A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.
Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.
Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.
O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.
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Apoio ao aluno
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O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.
O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno:
a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.
b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.
c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.
d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.
e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.
f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.
g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.
O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.
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Normas e Regulamentos
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As Normas, regulamentos e Manual do aluno podem ser acessados na Área do aluno.
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