Santa Catarina

Abre e fecha menu

Curso Superior de Tecnologia em Gest��o de Recursos Humanos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo formar profissionais com visão sistêmica para gerir estrategicamente recursos humanos no ambiente organizacional, potencializando resultados.
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos ao final do curso apresenta as seguintes competências:Identifica e compreende a interrelação do ambiente organizacional contribuindo, com visão sistêmica, para o alcance dos resultados. Elabora e implementa rotinas e processos com análise crítica para otimizar a gestão de RH. Propõe, com visão crítica, estratégias de recursos humanos na tomada de decisão para o desenvolvimento organizacional.Gerencia, com visão estratégica, pessoas e processos para potencializar os resultados organizacionais.Lidera equipes e gerencia conflitos, estabelecendo um clima organizacional propício ao ambiente de trabalho.Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos organizacionais.Atua de forma ética, autônoma e próativa, com responsabilidade socioambiental e respeitando a diversidade sociocultural.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

Selecione a unidade para ver as turmas disponíveis e faça o seu registro de interesse.

  • Blumenau - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 24/02/2022
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Blumenau - Faculdade

      Registrar interesse ›
  • Joinville - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 07/02/2022
      segundas, terças, quartas, quintas e sextas


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária1700h
      • Área de AtuaçãoGestão e Negócios

      REGISTRO DE INTERESSE para Joinville - Faculdade

      Registrar interesse ›

Dados Oficiais (Atualizado em 13/10/2021)

  • Informações de oferta

    • Credenciamento Diretor Coordenador Secretário Ato autorizativo
      Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718 de 20/07/2016)
      Fábio Peçanha Ricci
      Mara Paz Mauricio Nowazick
      Caroline Dix Reinert
      Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 208, de 25/06/2020
      Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Porto União (Resolução DR nº 19/15, de 28/09/2015) Marcio Zancanaro
      Nilce Cledi Possebon de Freitas Sandra Schepanski Pavan Portaria MEC de Reconhecimento nº 349 de 27/10/2020
      Faculdade Senac Caçador / Unidade Vinculada Senac Videira (Resolução DR nº 22/15, de 28/09/2015) Daiane Cristina de Borba
      Rodrigo Regert
      Luana Aparecida Levandoski Portaria de Autorização nº 04/17, de 25/09/17
      Faculdade Senac Chapecó (Portaria MEC nº 517 de 12/06/2013)
      Silvana Marcon
      Maria Berenice Gavioli
      Fernanda Elvirita Cassol
      Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 704, de 18/12/2013
      Faculdade Senac Concórdia (Portaria MEC nº 1.320, de 17/11/2016) Rubens Mascelani Filho Dian Carla Bombazaro
      Claides Camargo Portaria de Autorização DR nº 17/16, de 18/11/2016
      Faculdade Senac Criciúma ( Portaria MEC nº 660, de 12/07/2018) Alexandre Bevilacqua Meneguetti Soraia Regina Naspolini Coral Ana Paula Lodetti Bernardo  Parecer de Autorização DR nº 024, de 11/05/2015
      Faculdade Senac Florianópolis / Unidade Vinculada Senac Lages  ( Resolução DR nº 17/15 de 28/09/2015) Eliane Santana Liz Souza  Cleveonei da Silva  Cristiane Ferreira de Lima Portaria de Autorização DR nº 05/16, de 26/09/2016
      Faculdade Senac Jaraguá do Sul ( Portaria MEC nº 250, de 18/04/2016) Mauricio Anísio Ferreira  Janaina da Costa Leal Piekarzewicz
      Ednéia Hivani Hang Portaria de Autorização DR nº 03, de 04/07/2016
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Joinville  ( Resolução DR nº 26/18 de 27/08/2018) Ronaldo Ribeiro Cláudia R. de Andrade Graziella Rejane Dall´Inha Portaria de Autorização MEC nº 005, de 27/08/2018

      .

  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



Tem interesse de fazer o curso em uma outra unidade?

Selecione a unidade e registre interesse para ser avisado quando abrir uma turma.

Registrar interesse ›

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar