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Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais com visão sistêmica e raciocínio lógico, capazes de analisar, especificar, desenvolver e implantar sistemas de informação, pautados em segurança, qualidade, ética e ergonomia de software.
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ao final do curso, presenta as seguintes competências: Analisa e especifica requisitos e modelos de dados de softwares, com visão crítica, sistêmica e inovadora, considerando cenários, para viabilizar projetos. Projeta a estrutura de dados, detalhes técnicos e procedimentos para o desenvolvimento de sistemas e definição de interfaces, visando o comportamento planejado do software.Constrói e mantém softwares, com raciocínio lógico e visão sistêmica, utilizando padrões de projetos, métodos e ferramentas de modelagem e codificação, atendendo as especificações de requisitos.Implanta sistemas, com visão crítica, utilizando padrões de qualidade de testes e de segurança, atendendo as necessidades do projeto.Atua de forma ética, autônoma e pró ativa, com responsabilidade socioambiental, respeitando a diversidade sociocultural.Trabalha em equipe, interagindo em situações diversas, para atingir os objetivos organizacionais.
Critério de Seleção: Processo Seletivo.Pré-requisito: Ensino Médio completo ou equivalente.

Unidades com matrículas abertas

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  • Concórdia - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2025
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária2100h
      • Área de AtuaçãoInformação e Comunicação

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  • Florianópolis - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 24/02/2025
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.

      • Carga Horária2100h
      • Área de AtuaçãoInformação e Comunicação

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  • Joinville - Faculdade
    • NOTURNO - Início em 10/02/2025
      segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados
      Valor: 5.214,00*1 2


      *1 Para cursos técnicos e graduação, o valor se refere ao primeiro módulo / semestre.
      *2 Parcelamento em até 12x no cartão para inscrições online, podendo variar o número de parcelas conforme plano de pagamento de cada curso. Para outras formas de pagamento, consulte a Unidade.



      • Carga Horária2100h
      • Área de AtuaçãoInformação e Comunicação

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Dados Oficiais (Atualizado em 23/11/2022)

  • Informações de oferta
    • CredenciamentoDiretorCoordenadorSecretário(a)Ato autorizativo
      Faculdade Senac Blumenau (Portaria MEC nº 718, de 20/07/2016)
      Fábio Peçanha Ricci
      Lucélia Lopes Hartmann
      Caroline Dix ReinertPortaria MEC nº 938, de 24/08/2017
      Faculdade Senac Blumenau/Unidade Vinculada Senac Joinville (Resolução DR nº 26, de 27/08/2018)Ronaldo Ribeiro
      Cláudia R. de Andrade
      Bruna Fernanda Rieper
      Portaria DR nº 001, de 27/08/2018
      Faculdade Senac Florianópolis (Portaria MEC nº 904, de 06/09/2018)
      Jose Carlos Vieira
      Thais Hoffman Arnoni
      Andrea Simone Zunino Fornerolli
      Portaria MEC nº 412 de 26/08/2016
      Faculdade Senac Jaraguá do Sul (Portaria MEC nº 250, de 18/04/2016)
      Mauricio Anisio Ferreira
      Daihene Tais Cole
      Franciele Zaffari
      Portaria DR nº 12/16, de 26/09/2016
      Faculdade Senac Palhoça (Portaria MEC de Recredenciamento nº 323, de 25 de maio 2021)
      Antonio Navalho Filho
      Francine dos Santos Correa da Silva
      Cristina Volante Borges
      Portaria de Autorização nº 04/19, de 30/09/2019
      Faculdade Senac Criciúma (Portaria MEC nº 660, de 12/07/2018)
      Paulo Wienhage
      Mariana Recco Cancellier
      Ana Paula Lodetti Bernardo
      Portaria DR nº 02/19 de 30/08/2019
      Faculdade Senac Tubarão (Portaria MEC nº 1273 de 29/11/2018)
      Marisa Martini
      Renato Justino Borges
      Fernanda Tomé de Moraes
      Portaria DR nº 19/21, de 30/04/2021
      Faculdade Senac Blumenau / Unidade Vinculada Senac Brusque (Resolução DR nº 15/15,de 28/09/2015)
      Fabiano Battisti Archer
      Lucimar Vieira Nass
      Simone dos Santos Bittencourt
      Portaria DR nº 29/21. de 23/07/2021

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  • Avaliação da Aprendizagem
    • Sistema de avaliação do processo ensino e aprendizagem

    •       A avaliação da aprendizagem analisa os resultados do desempenho do aluno em relação ao conhecimento (saber), às habilidades (saber fazer) e às atitudes (saber ser) desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

    •      O sistema de avaliação da aprendizagem pressupõe um processo de avaliação formativa, referenciada ao critério e fundamentada em padrões absolutos, pois sua principal função é verificar o desempenho do aluno em relação aos indicadores de aprendizagem. A avaliação pode ocorrer em grupos, não sendo totalmente individualizada. Por ser um ato processual, significa que deve ocorrer durante o semestre, por meio da realização de diversas atividades.

          Os resultados do processo avaliativo são comunicados aos alunos, ressaltando-se o que deve ser melhorado e/ou o que requer adequação em cada indicador, apresentando ao aluno possibilidades que permitirão o desenvolvimento da aprendizagem. 

           A função da avaliação da aprendizagem é coletar informações e evidências significativas, fornecendo aos alunos, e educadores, elementos necessários e bases para a tomada de decisão no que concerne à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhes, assim, condições de acompanhar e monitorar seus próprios resultados de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento do perfil profissional de conclusão do curso.

           Os critérios e os indicadores de aprendizagem são referências que permitem avaliar se estão sendo alcançados os objetivos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso. A elaboração e a construção de critérios servem como norteadores das ações e das práticas avaliativas, consequentemente, estes critérios devem ser claros e precisos, uma vez que tornam as regras do processo explícitas.

            Os indicadores de aprendizagem descrevem criteriosamente o que e em que parâmetros avaliar, dado que a sua principal função é a transparência do processo avaliativo, facilitando a comunicação entre aluno e professor. Estes são formulados e apresentados aos alunos previamente e não no decorrer do processo da própria avaliação.

            O resultado da aprendizagem é expresso pelos seguintes conceitos: Ótimo (OT) / Bom (B)/ Satisfatório (S) /Insatisfatório (I). A obtenção do conceito final de, no mínimo, “S”, no indicador essencial, acrescido de frequência mínima de 75% das aulas ministradas, em cada disciplina, confere ao aluno o direito a aprovação na disciplina cursada.

  • Apoio ao aluno
    • O apoio ao aluno visa facilitar as práticas e relações estabelecidas no ambiente acadêmico, por meio do desenvolvimento de habilidades importantes para o bom relacionamento e aprendizagem.

      O Senac/SC oferece os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: 

      a) Coordenação do curso: Os alunos serão atendidos pelo coordenador do curso, conforme agenda e horários estabelecidos previamente. As reclamações, sugestões e observações dos alunos relacionadas à Instituição serão encaminhadas ao coordenador do curso que as repassará aos setores responsáveis. Após acompanhar o andamento das questões até sua resolução, o coordenador do curso retorna com feedback aos alunos, avaliando seu grau de satisfação com o atendimento e com a resposta da Instituição.

      b) Atendimento psicopedagógico: Com relação ao apoio pedagógico, a instituição manterá, em seu corpo técnico-administrativo, pedagogos, preferencialmente com especialização em psicopedagogia, que ofereçam atendimento individualizado a docentes e alunos. Os atendimentos serão registrados no formulário “Atendimento ao Aluno”. Seguindo a política institucional de acessibilidade, o pedagogo acompanha o aluno, identificando seus anseios, suas reivindicações, dificuldades e, juntamente com o coordenador do curso, os docentes e demais envolvidos, procura encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Caso essas dificuldades extrapolem as possibilidades de acompanhamento psicopedagógico, os acadêmicos serão orientados a procurar um serviço especializado.

      c) Atividades de nivelamento: Estas podem ser oferecidas em qualquer semestre do curso (preferencialmente no primeiro e segundo semestre), em horários a serem definidos junto a cada turma, não comprometendo o horário normal das aulas.

      d) Biblioteca Digital: Baseada nas novas tecnologias de acesso à informação a biblioteca foi implementada em janeiro de 2014, com acervo em diversas área de atuação do Senac/SC.

      e) PERGAMUM: Sistema Integrado de Bibliotecas: é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que contempla as principais funções de uma Biblioteca, desde o processo de aquisição de materiais ao empréstimo, utilizando o formato MARC 21 como padrão para intercâmbio de informações bibliográficas.

      f) Serviços Acadêmicos: Para as questões relacionadas aos procedimentos acadêmicos o aluno conta com a Secretaria Acadêmica.

      g) Ouvidoria: A Ouvidoria é vinculada a Diretoria de Marketing e Comunicação e atua como um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando o aperfeiçoamento das ações administrativas e institucionais. O espaço é destinado à abordagem de assuntos como: elogios, sugestões, reclamações, denúncias e outros.

      O acesso à mesma pode ser feito através do Portal (www.sc.senac.br) e por telefone 0800 648 6481.



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