Sobre o Senac

Sobre o Senac

O ano de 1947 ficou marcado na história de Santa Catarina como a data de criação do Senac no Estado - uma instituição privada sem fins lucrativos. Desde então, empresários do comércio de bens, serviços e turismo e o povo catarinense desenvolveram suas habilidades profissionais por meio dos cursos e atividades realizadas pelo Senac em Santa Catarina.

O crescimento da organização acompanhou a evolução econômica de Santa Catarina e hoje o Senac está em todas as regiões do Estado com uma Administração Regional e 28 pontos fixos de atendimento, sendo dezesseis Unidades ofertantes de ensino superior, dois centros especializados, além dos centros de educação profissional e Unidades Móveis. Devido à grande inserção em Santa Catarina, as Unidades Operativas do Senac estão organizadas por regiões e presentes nas seguintes cidades: Região Oeste (Caçador, Concórdia, Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê), Região Sul (Florianópolis, São José, Criciúma, Araranguá, Palhoça, Curitibanos, Lages e Tubarão) e Região Norte-Vale (Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Canoinhas, Porto União, Timbó, São Bento do Sul e Mafra).

A organização oferece cursos divididos em diferentes eixos tecnológicos, conhecidos como áreas de atuação, sendo eles: desenvolvimento educacional e social; ambiente e saúde; gestão e negócios; turismo, hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infraestrutura; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; e segurança. Esses eixos permitem ao empresariado e à sociedade contar com cursos de desenvolvimento profissional em diversas áreas, contribuindo com o crescimento de Santa Catarina.

O Senac possibilita às pessoas a construção de uma carreira sólida, pois há desde cursos de formação inicial e continuada – para aperfeiçoamento profissional-, cursos técnicos de nível médio – que formam o trabalhador em uma determinada área de atuação com o certificado de técnico -, cursos superiores de tecnologia, com duração média de dois anos e que certificam os profissionais como tecnólogos – profissionais com habilidades para atender as demandas do mercado de trabalho -, cursos superiores de pós-graduação e cursos a distância, estes oferecidos pela organização desde 2010 e que já faz sucesso entre os demais Departamentos Regionais do Senac e entre alunos virtuais de todas as regiões do Brasil.

Missão Senac Brasil

Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

Visão Senac Brasil

Ser a Instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas.

Valores Senac Brasil

Transparência, excelência, inclusão social, inovação, atitude empreendedora, desenvolvimento sustentável, educação para a autonomia

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Senac, em Santa Catarina, pressupõe um processo de aprendizagem reconhecendo o aluno como autor de sua própria experiência, enquanto busca soluções para problemas empresariais e sociais.

Nesse aspecto, a educação não se restringe a conceber o conhecimento como algo acabado. Pelo contrário, o saber e habilidade do aluno são integrados à sua vida como cidadão, enquanto constrói seu conhecimento.

O aluno só desenvolve conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a partir do momento em que, na sua relação consigo mesmo, com seus pares, com os docentes e com o mundo, reconstrói suas estruturas cognitivas e consegue modificar sua realidade.

Isso justifica a escolha do Senac, em Santa Catarina, por uma proposta pedagógica, pensando na realização do aluno e o preparando para desafios e incertezas do mundo do trabalho.

Modelo De Gestão

Desde 1996, o Senac Santa Catarina implementa ferramentas voltadas às boas práticas de ensino e de qualidade na gestão. Em 2005, adotou um Sistema de Gestão alinhado ao modelo do Prêmio Nacional da Qualidade com objetivo de promover a melhoria dos processos e de resultados e a satisfação dos colaboradores e da sociedade.

Para proporcionar a melhoria contínua dos processos e implementação do Modelo de Excelência da Gestão, o Senac instituiu um Comitê Gestor formado por colaboradores que independente das suas atribuições dedicam-se a promover um ambiente adequado à aprendizagem organizacional. O Comitê tem o objetivo de sensibilizar todos os colaboradores para a melhoria contínua das práticas de gestão da organização, disseminar as estratégias baseadas na nossa visão, missão e valores e implementar as melhores ferramentas de gestão.

O amadurecimento da organização com relação a excelência de sua gestão é evidenciado no reconhecimento recebido do Movimento Catarinense de Excelência pelo quinto ano consecutivo. Também é visível a evolução da organização pelas melhorias e integração de práticas que permitem eficiência, rapidez e pró-atividade nos processos e consequentemente a satisfação de colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade.

O Modelo Gestão Senac é definido como conjunto de princípios e valores incorporadores, internalizados e praticados diariamente em todos os níveis de atuação e por todos os colaboradores.