Santa Catarina

Abre e fecha menu
A segunda colocação foi o "Trampa Fácil” da aluna Ellen Becker, do curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac. A equipe dela desenvolveu uma solução focada na empregabilidade. "É uma solução inovadora para um problema comum, que é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para realizar serviços diversos. Com uma plataforma digital fácil de usar e um sistema seguro e eficiente”, afirmou Becker. 

"O evento me proporcionou uma evolução pessoal e profissional muito grande, fazer parte desse início de criação de uma startup é desafiador, ainda mais em 54 horas, é tudo muito corrido. O Senac deu aquele empurrãozinho que faltava para eu participar, e com toda certeza participaria novamente, superou todas as minhas expectativas, foi fantástico”, conta. 

A terceira posição é do aluno do terceiro semestre do curso de graduação em Processos Gerenciais do Senac, Bruno Lusa. A equipe dele desenvolveu o "Ingressei”, que consiste numa plataforma em que pessoas que compraram ingressos para shows ou eventos e não vão poder participar, possam vendê-los a compradores. "Isso de forma segura e confiável, já que a plataforma vai contar com verificação de perfil de vendedores, verificação de autenticidade dos ingressos e uma série de etapas de segurança do processo”, comentou Lusa. 

Para ele, muito do que viu no SW, já havia sido estudado na graduação. "Foram várias etapas do evento como validação de problemas, análise de mercado... Tudo isso eu tinha visto em sala de aula com professores e que no evento eu só precisei pôr em prática”, ressaltou Bruno. 

Também participaram a aluna Talia Casagrande, do curso de Processos Gerenciais, que apresentou o projeto de pet sitter "Caramelo”. O estudante Gabriel Borges, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolveu o aplicativo "Feirinha Fácil”, que conecta feirante e consumidor. 

Para o corpo docente da Faculdade Senac Criciúma, eventos como o SW reforçam a efetividade da metodologia de ensino aliando teoria à prática da instituição, além do know-how acadêmico e mercadológico dos professores para a formação dos alunos. 

"Nós entregamos para o mercado de trabalho, alunos prontos para atuar nas demandas que se apresentam com capacidade técnica, conhecimento e visão estratégica e sistêmica. Promover espaços que estimulam nossos alunos a participar de competições como o SW, a fim de torná-los profissionais competitivos no mercado é o que nós priorizamos”, enfatizou Carla Busarello, coordenadora do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Senac Criciúma. 

"A metodologia vivenciada no SW mostra a importância da validação à campo, para entender se realmente o cliente compraria o modelo de negócio e isso discutimos muito no dia a dia com os alunos, em sala de aula”, emenda a professora de Soluções para Inovação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Roseli Jenoveva Neto. 

O que é o SW 

O Startup Weekend é considerado um dos maiores eventos do setor. Conforme a organização, ele aplica a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países e, em Criciúma, pela sétima vez. No primeiro dia todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas e as equipes formadas com pessoas das áreas de negócios, criatividade e desenvolvimento. 

Ao longo do fim de semana, os competidores passam por uma imersão empreendedora envolvendo validações dos problemas, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até as primeiras vendas. O processo foi acompanhado por um grupo de 12 mentores, profissionais e executivos com experiência de mercado.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar