As competições ocorrem a cada dois anos. Primeiramente, os alunos do Senac passam por uma etapa local e, na sequência, pelas etapas estadual e nacional, o qual o vencedor de cada uma das ocupações vai avançando a etapa seguinte. Em Vitória, serão quatro dias de provas práticas para cada ocupação, com a mesma infraestrutura e equipamentos em processo de igualdade, sem saber o que vem pela frente.
Durante os quatro dias de competições, os alunos são avaliados por uma banca composta por professores de todo o Brasil e coordenada por um expert, que é quem conduz os aspectos técnicos de uma ocupação e desempenha o papel de gestor nas diferentes etapas – planejamento, organização e gerenciamento do trabalho dos avaliadores.
Veja quem são os participantes catarinenses que estarão nas Competições Senac de Educação Profissional em 2023:
- Em Estética e Bem-Estar, está a competidora Vitória Martins Cristina e a docente Gladis Azevedo Velho. Ambas do Curso de Estética e Bem-Estar da Faculdade Senac Tubarão;
- Na ocupação Cozinha, o Senac será representado pela aluna Adrielly Antunes Pires e o professor Daniel André Lopes. Ambos são do curso de gastronomia da Faculdade Senac Joinville;
- Na ocupação Florista, está a competidora Maria Fronza Block e a docente Jéssica Cristina Campos. Elas vêm da Faculdade Senac Rio do Sul.
- A categoria Serviço de Restaurante será representada pelo competidor Pedro Luiz Floriani e seu docente avaliador Erik Von Bülow, do curso de Gastronomia. Eles são da Faculdade Senac Blumenau.
Durante os preparativos, os treinamentos contemplaram a vinda do expert, de cada ocupação na cidade de treinamento do competidor durante uma semana para acompanhamento de orientações, bem como cursos e eventos externos oportunizando aos competidores experiências fora da zona de conforto. Além do treinamento técnico, os competidores também estão sendo acompanhados por psicóloga e recebendo orientações do Senac Brasil sobre a edição desse ano.
Valorização do ensino
As Competições Senac de Educação Profissional não só reforça a valorização educacional, mas também representam segmentos de destaque dentro da área de atuação do comércio de bens, serviços e turismo. E o que é realizado durante as competições é absorvido depois dentro da sala de aula, aplicando no dia a dia e como modelo pedagógico. Além disso, também promove o intercâmbio entre os departamentos regionais da instituição em todo país.
"O Senac realiza uma das maiores competições de educação profissional do país, oferecendo um instrumento crucial para aprimorar e reconhecer a formação profissional. O evento tem como objetivos avaliar a educação profissional nacional, valorizar o potencial dos jovens brasileiros, proporcionar qualidade e qualificação para o comércio e serviço, promover criatividade profissional, fortalecer a missão do Senac e estimular os jovens na formação técnica profissional”, ressaltou Glauce Pereira, supervisora geral da delegação do Senac SC no evento.
Os vencedores da etapa nacional serão apresentados no dia 28 de outubro e se classificarão para a Worldskills, um torneio Internacional de Educação Profissional promovido pela Internacional Vocation Training Organization, que ocorre a cada dois anos e em 2024 acontecerá em Lyon, na França.
Em 2021, a competidora Gabriela Benjamin, da Faculdade Senac Rio do Sul, conquistou a vaga para a Worldskills, por ter ganhado o primeiro lugar na ocupação florista na etapa nacional.