Senac

Santa Catarina

Abre e fecha menu
O menu com releituras de clássicos da cozinha catarinense foi apresentado nos três restaurantes-escola do Senac em Brasília – na Câmara dos Deputados, Senado Federal e na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – foi assinado por uma equipe de chefs da Faculdade Senac Joinville, sob o comando da coordenadora de Gastronomia, Francini Schoepping. Nas receitas, os chefs Daniel Lopes, Rodrigo Bergler, Juliana Karina Bartch e Mario Hackbarth fizeram novas interpretações dos pratos tradicionais da culinária regional.

Na Câmara dos Deputados, 17 parlamentares catarinenses, entre deputados federais e senadores, puderam apreciar as delícias da gastronomia de Santa Catarina. No cardápio, receitas como arroz com marisco, macarrão com botarga, linguiça Blumenau na cachaça e Salsichão (Bockwurst). O evento que celebrou a riqueza de sabores da gastronomia local contou também com a presença do diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, e da vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr.




Na sede da CNC, o serviço empratado trouxe espaguete de pupunha com linguiça Blumenau como entrada e a clássica torta alemã de sobremesa. Já no Senado Federal, destaque para Schnitzel com purê de batata e repolho roxo e filé mignon com queijo de ovelha, mandioca grelhada e cenoura baby glaciada.

"A Semana da Gastronomia Regional de Santa Catarina apresentou em Brasília a pluralidade da nossa cultura e gastronomia, mostrando que cada região do Estado traz uma particularidade diferente. Das receitas alemãs e italianas aos pratos com frutos do mar de influência açoriana, truta defumada da Serra e carne suína do Oeste, o Senac SC levou as tradições locais à mesa”, afirma o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino.

O evento também contou com uma aula show para os alunos do Centro de Aperfeiçoamento em gastronomia (CEAG) do Senac Brasília. Na ocasião, foram degustados pratos com ostras e harmonização com cervejas catarinenses.

Para Juliana Côco, analista estadual do eixo de Gastronomia e Turismo do Senac SC, na Semana da Gastronomia Regional os alunos dos restaurantes-escola têm a oportunidade de conhecer novas culturas, tradições e ingredientes que são essenciais na construção do conhecimento. "Além de mostrar a evolução da gastronomia catarinense nos últimos anos, o valor educacional do evento é imensurável, possibilitando que os estudantes de Brasília tenham este intercâmbio de técnica e tradição de outras regiões na cozinha”, afirma.





Diversidade cultural nos detalhes
Os restaurantes-escola do Senac em Brasília receberam uma decoração especial para a Semana da Gastronomia Regional. Referências da cultura catarinense não passaram despercebidas por quem prestigiou os quatro dias de evento. De Nova Veneza, ao sul, a magia das máscaras traz o Carnevale di Venezia na cidade mais italiana do Brasil. No norte catarinense, a cidade de Corupá tem fama (e título) de produzir a banana mais doce do país.

Já em Fraiburgo, a Terra da Maçã, o aroma da fruta no pé virou tradição que atrai centenas de turistas todos os anos. Da serra também chega a pinha que cresce no topo das Araucárias. E o pinhão, que se transformou em ingrediente principal de muitas receitas catarinenses. Descendo para o litoral, é possível encontrar belas praias, mas também referências da cultura açoriana que se manifesta na gastronomia – do pirão de peixe às delicadas ostras.



 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar