Além de Blumenau e Florianópolis, que já receberam o reconhecimento em 2022, sendo o Senac a primeira instituição de ensino de Santa Catarina a obter a honraria, agora Tubarão, Brusque, Jaraguá do Sul, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste são as próximas.
O Selo
O Selo da Qualidade Cofen busca estimular iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas de apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o estímulo de Programas da Qualidade que contribuam com a assistência segura e eficaz. Além disso, estimula o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a excelência da qualidade na Assistência de Enfermagem no Brasil.
O Programa Nacional da Qualidade tem papel importante na identificação dos pontos fortes e também ajuda a elencar as oportunidades de melhorias no processo de aprendizagem dentro das instituições. É importante ainda para reconhecer, dar visibilidade e credibilidade ao processo de ensino, agregar valor ao currículo do profissional de enfermagem, fortalecer a aproximação junto ao sistema Cofen e certificar as boas práticas identificadas no processo de ensino.
A avaliação
Para a realização da avaliação, a equipe do Conselho esteve in loco nas unidades de ensino. O foco da visita é constatar as evidências para certificar as boas práticas no processo de ensino aprendizagem. Os avaliadores utilizam o formulário de avaliação, que possui cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens de avaliação. As dimensões avaliadas estão organizadas em: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, ações educacionais, infraestrutura e gestão de pessoas, requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização de um curso Técnico em Enfermagem.
Os diferenciais do Senac SC
Entre os diferenciais do curso que fizeram o Senac SC receber o Selo estão os professores, que possuem experiência nos mais diversos segmentos da saúde, com especialização, mestrado e doutorado. A simulação realística em saúde é outro ponto forte da instituição, na qual o aluno vivencia o procedimento, as rotinas e toda dinâmica assistencial de enfermagem o mais próximo da realidade do ambiente profissional. A simulação pode ser realizada com os próprios alunos, atores ou manequins de simulação.
A instituição atua na formação do Técnico em Enfermagem há mais de 30 anos, com índice de empregabilidade de 95%. Somente nos últimos cinco anos, 3 325 alunos foram formados, além disso, há 259 alunos aptos a se formar no próximo semestre e mais 1 102 com o curso em andamento.