Idade mínima 15 anos
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Módulo I
Escolaridade Mínima: Estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa
Módulo II
Escolaridade Mínima: Estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa
O Técnico em Comércio Exterior, atua diretamente nas operações de exportação e importação de empresas de comércio exterior dos setores públicos ou privados.
O profissional está apto a operacionalizar processos de exportação e importação, pautados no SISCOMEX, nas políticas governamentais, na classificação tarifária, incoterms, documentos, normas e legislação aduaneira de forma a atuar profissionalmente como agente de comércio exterior, classificando os organismos internacionais, negociando, executando e controlando os processos administrativas que envolvem as operações de comércio exterior com responsabilidade, organização e relacionamento interpessoal.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) Não se aplica a este curso
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente o subitem a, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior: abrindo as primeiras páginas . 4. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2011.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM COMÉRCIO EXTERIOR, Eixo Tecnológico GESTÃO E NEGÓCIOS, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, na Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 04/05, de 27/10/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 09/07/2008, Resolução CNE/CEB n° 04, de 13/07/2012, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC) e Guia Pronatec de cursos FIC (MEC).
No planejamento e organização das metodologias a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, para assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e autodesenvolvimento.
Algumas Unidades Curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente e em sequência, em virtude das especificidades inerentes ao curso:
1) No Módulo I as Unidades Curriculares, Carreira Profissional e Pessoal , Promoção do Trabalho em Equipe, Criação e Formatação de Textos e Planilhas Eletrônicas, Princípios de Matemática aplicados às Finanças e Redação empresarial devem estar articuladas no curso conforme planejamento e/ou conveniência operacional, apenas sugere-se que logo no início do curso se trabalhe a Unidade Carreira Profissional e Pessoal para trazer ao aluno uma maior compreensão acerca do perfil profissional do curso, apontando possibilidades no Itinerário Profissional e contextualizando a competência em desenvolvimento com as particularidades do setor no qual ele está se inserindo.
IMPORTANTE: Estas Unidades Curriculares Carreira Profissional e Pessoal, Promoção do Trabalho em Equipe, Criação e Formatação de Textos e Planilhas Eletrônicas, Princípios de Matemática Aplicados às Finanças e Redação Empresarial são comuns a outros cursos, porém, devem ser trabalhadas contextualizando as atividades práticas do Técnico em Comércio Exterior. Ou seja, a ação deve nortear o desenvolvimento de toda a Unidade Curricular, sendo avaliada no indicador de eficácia como última análise da aprendizagem do aluno. Os conhecimentos, habilidades, valores/atitudes serão desenvolvidos ao longo do curso observados a partir dos indicadores de eficiência. Diante disso, o desenvolvimento da competência passa pela construção do conhecimento que deve estar atrelada ao desenvolvimento das habilidades e a discussão/demonstração das atitudes/valores.
2) No Módulo II sugere-se que a Unidade Fundamentos em Regulamentação sejam aplicada anteriormente às demais Unidades Curriculares específicas/técnicas deste módulo.
3) Sugere-se, ainda, que a Unidade Curricular Fundamentos do Processo de Exportação seja articulada em concomitância com a Unidade Seguro e Transporte de Mercadorias, pois elas são bastante relacionadas. Sugere-se ainda que Fundamentos do Processo de Importação e Operações Cambiais estejam da mesma forma articuladas.
O projeto desenvolvido na Unidade Curricular ¿Elaboração de Projeto em Comércio Exterior¿ consistirá em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta ¿ um projeto propriamente dito ¿ que contemple todas as Unidades Curriculares do curso, objetivando a contextualização e a integração das competências propostas. O projeto será negociado com os alunos e professores, ocasião em que serão levantadas as necessidades reais da prática profissional além das competências requeridas.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso técnico será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM COMÉRCIO EXTERIOR, Eixo Tecnológico em Gestão e Negócios.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Manual de Procedimentos da Secretaria Escolar do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da Habilitação Profissional após a apresentação de documentação comprobatória de aprovação no Ensino Médio.
Sala de aula convencional.
Biblioteca com acervo específico e atualizado
Laboratório de informática contendo: computadores com conexão a internet
OBS.: Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas. (SISCOMEX, RADAR, etc.)
Referências Básicas
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
Referências Complementares
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional e Pessoal
Referência Básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DURO, Jorge; BONAVITA, José Ricardo. Desperte o empreendedor em você. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Estrutura Portuária
Referência Básica
BRASIL. Ministerio dos Transportes. O Porto verde: modelo ambiental portuário . Brasília, DF: ANTAQ, 2009.
Referência Complementar
JUNQUEIRA, Luciano A. Prates (Coord). Desafios da modernização portuária. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
PORTO, Marcos Maia; TEIXEIRA, Sérgio Grein. Portos e meio ambiente. São Paulo, SP: Edições Aduaneiras, 2002.
UNIDADE CURRICULAR: Redação Empresarial
Referência Básica
BOTELHO, Joaquim Maria. Redação empresarial sem mistérios: como escrever textos para realizar suas metas. São Paulo: Gente, 2010.
Referência Complementar
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 4. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Pesquisa de Mercado Internacional
Referência Básica
LUDOVICO, Nelson. Comércio exterior: preparando sua empresa para o mercado global. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2002.
Referência Complementar
BIZELLI, João Dos Santos; BARBOSA, Ricardo. Noções básicas de importação. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2011.
NAKADA, Minoru. A OMC e o regionalismo. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
UNIDADE CURRICULAR: Criação e Formatação de Textos
Referência Básica
Para versão 2007:
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2007, Editora SENAC São Paulo.
Para versão superior:
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2010, Editora SENAC São Paulo.
Referência Complementar
XXXX.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Negociação Internacional e Prospecção de Negócios
Referência Básica
LOPEZ, José Manoel Cortiñas; GAMA, Marilza. Comércio exterior: competitivo. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008
LUDOVICO, Nelson. Comércio exterior: preparando sua empresa para o mercado global. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2002.
Referência Complementar
GHEMAWAT Pankaj, Redefinindo estratégia global ¿ cruzando fronteiras em um mundo de diferenças que ainda importam ¿ Porto Alegre, RS: Bookman, 2008
LOPES VAZQUEZ, José. Comércio exterior brasileiro. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
RATTI, Bruno. Comércio internacional e câmbio. 11. ed. São Paulo: Edições Aduaneiras, 2007.
TORRES, Igor Gonçalves. Comércio internacional no século XXI. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Matemática aplicados a Finanças
Referência Básica
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
CASTANHEIRA, Nelson P.; SERENATO, Vergínia S. Matemática financeira e análise financeira: para todos os níveis. 2. ed., rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2011.
Referência Complementar
CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial . 11. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
CAVANHA FILHO, Armando Oscar. Decisões financeiras: ferramentas para logística. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2003.
MERCHEDE, Alberto. HP-12C: Cálculos e aplicações financeiras : exercícios interativos . São Paulo (SP): Atlas, 2009.
MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo Augusto. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. 2. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas
Referência Básica
Para versão 2007:
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Excel 2007, Editora SENAC São Paulo.
Para versão superior:
MARTELLI, RICHARD. Excel 2010, Editora SENAC São Paulo.
Referência Complementar
XXXX
UNIDADE CURRICULAR: Serviços de Apoio Administrativo
Referência Básica
ARAUJO, Luis Cesar G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Teoria geral da administração: orientação para escolha de um caminho profissional: Finanças, Gestão de pessoas, Marketing, Operações e logística, Organização, Tecnologia da informação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
Referência Complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2011.
SANTIS, Carlos E. A. de. Assistente administrativo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios Logísticos Aplicados ao Comércio Exterior
Referência Básica
BALLOU, Ronald H. .Gerenciamento da cadeia de suprimentos : logística empresarial. 5. ed Porto Alegre: Bookman, 2006
KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. 3.ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007
LARRAÑAGA, Félix Alfredo. A gestão logística global. 2.ed. São Paulo: Aduaneiras, 2009
Referência Complementar
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2.ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2009
DORNIER, Philippe-Pierre. Logística e operações globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2011.
HONG, Yuh Ching. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos da Legislação Tributária em Comércio Exterior
Referência Básica
DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar; BORTOTO, Artur César. Comércio exterior: teoria e gestão. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
GARCIA, Luiz Martins. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preços. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
Referência Complementar
CALIXTO, Robson José. Incidentes marítimos: história, direito marítimo e perspectivas num mundo em reforma da ordem internacional. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007
HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e tributário. 20. ed. rev., ampl. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
SHARP JUNIOR, Ronald A. Aulas de direito comercial e de empresa: fundamentos e questões oficiais anotadas. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2006.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos em Regulamentação Aduaneira
Referência Básica
CASTRO, Jose Augusto de. Exportação: aspectos práticos e operacionais. 8. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2011.
LUZ, Rodrigo. Comércio internacional e legislação aduaneira: Teoria e questões . 4º. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011.
Referência Complementar
GARCIA, Armando Alvares. Direito internacional: questões atuais . 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005.
ROCHA, Paulo Cesar Alves. Logística & aduana. 3. ed. São Paulo (SP): Aduaneiras, 2007.
VIERA, Guilherme Bergmann Borges. Regulamentação no Comércio Internacional: aspectos contratuais e implicações práticas. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
http://www.receita.fazenda.gov.br/manuaisweb/default.htm
UNIDADE CURRICULAR: Seguro e Transporte de Mercadorias
Referência Básica
KEEDI, Samir; MENDONÇA, Paulo C. C. Transportes e seguros no comércio exterior. 2. ed. São Paulo: Edições Aduaneiras, 2003.
RODRIGUES, Paulo R. A. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional. 3 ed. reimp. São Paulo: Aduaneiras, 2005.
Referência Complementar
SEGRE, German et al, Manual Prático de Comércio Exterior, São Paulo, SP, Editora Atlas, 2º Edição, 2007.
SILVA, Cláudio Ferreira da; PORTO, Marcos Maia. Transportes, seguros e a distribuição física internacional de mercadorias. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
VIEIRA, Guilherme Bergmann Borges. Transporte internacional de cargas. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Operação do SISCOMEX
Referência Básica
BIZELLI, João dos Santos. Importação: sistemática administrativa, cambial e fiscal.;São Paulo, SP: Aduaneira, 2006
Referência Complementar
LOPES VASQUEZ, José. Comércio exterior brasileiro: SISCOMEX Importação e exportação. São Paulo ¿ SP: Atlas 1999.
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/Siscomex.htm.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos do Processo de Importação
Referência Básica
KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior: abrindo as primeiras páginas . 4. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2011.
VIEIRA, Aquiles. Importação: práticas, rotinas e procedimentos. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.
Referência Complementar
ABREU, Marcelo de Paiva. Comércio exterior: interesses do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BIZELLI, João dos Santos; BARBOSA, Ricardo. Noções básicas de importação. 9. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2002.
CORTIÑAS LOPEZ, José Manoel; GAMA, Marilza. Comércio exterior competitivo. 4. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2010.
SENAC. Departamento Regional do Paraná.; DIAS, Adilson Luiz. Operação de comércio exterior: importação e exportação. Curitiba: Ed. Senac Nacional, 2005.
UNIDADE CURRICULAR: Operações Cambiais
Referência Básica
BORGES, Joni Tadeu. Câmbio. Curitiba: Ibpex, 2008.
VIEIRA, Aquiles. Teoria e prática cambial: exportação e importação. 3. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2008.
Referência Complementar
BATISTA JUNIOR, Paulo Nogueira. O Brasil e a economia internacional: recuperação e defesa da autonomia nacional. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005.
GARCIA, Luiz Martins. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preços . 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.
RATTI, Bruno. Vade-Mecum de comércio internacional e câmbio. 2. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2002.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos do Processo de Exportação
Referência Básica:
GARCIA, Luiz Martins. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preços. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar; BORTOTO, Artur César. Comércio exterior: teoria e gestão. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
Referência Complementar:
CASTRO, José Augusto de; MORAES, M. V. Pratini de. Exportação: aspectos práticos e operacionais. 5. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2003.
CORTIÑAS LOPEZ, José Manoel; GAMA, Marilza. Comércio exterior competitivo. 4. ed. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2010.
RUIZ, Fernando. Exportações brasileiras: fatores explicativos da participação das micro e pequenas empresas. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Elaboração de Projeto em Comércio Exterior
Referência básica
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo [o passo a passo para você planejar e criar um negócio de sucesso]. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência complementar
BELL, Judith. Projeto de pesquisa ¿ Guia para iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CATUREGLI, Maria Genny. Dicionário inglês-português: turismo, hotelaria e comércio exterior. 4. ed. ampl. e atual. São Paulo: Aleph, 2004.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011
Legislações e Normativas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5977: conteiner carregamento, movimentação e fixação : procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1980
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8254: paletes : terminologia. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8334: paletes - classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2011.