Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a 3ª série (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá estar cursando ou completado as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
O Técnico em Podologia é o profissional da área da saúde, que atua na prevenção e tratamento das afecções superficiais dos pés, podendo integrar equipes multiprofissionais de saúde, com os quais mantém interface, preservando sua autonomia em relação aos diagnósticos podais e à seleção dos procedimentos podológicos adequados a cada caso. plica procedimentos podológicos a clientes, considerando as características anatômicas e fisiológicas da pele e dos anexos cutâneos, as biomecânicas, identificando as patologias dos pés e das lâminas ungueais, adotando postura ética dentro dos seus limites de atuação profissional e obedecendo os princípios básicos de prevenção de acidentes em conformidade com a legislação e normas de segurança visando proteger a sua saúde e a do cliente. Desenvolve ações educativas que objetivem proteger e preservar a saúde dos pés, prevenindo afecções e eliminando ou minimizando os riscos ao cliente/comunidade. Gerencia pequenos negócios em Podologia e desenvolve suas atividades com criatividade, comunicação eficaz, organização no trabalho e cortesia.
O Técnico em Podologia atua em diferentes tipos de estabelecimentos de saúde públicos ou privados, clínicas médicas, clubes desportivos ou sociais, SPAs, institutos de beleza, academias esportivas, asilos e em gabinetes de podologia como profissional autônomo.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas através de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e autodesenvolvimento.
Ao longo do curso o aluno deverá desenvolver um projeto que deverá ser implementado ao final do curso. O projeto desenvolvido consistirá em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta ¿ um projeto propriamente dito ¿ que contemple todos os componentes curriculares do módulo, objetivando a contextualização e a interdisciplinaridade das competências propostas.
Baseando-se no Plano de ensino e aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, colocá-lo em discussão e redimensioná-lo se necessário, discutindo com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
A Prática Orientada em laboratório para o curso de Técnico em Podologia se constitui em carga horária obrigatória e específica à formação do profissional para o mundo do trabalho, uma vez que propicia ao educando a realização de atividades em situações concretas de trabalho.
Sendo assim, a prática profissional em laboratório é uma possibilidade de complementar o processo de aprendizagem pela observação, experimentação e participação do educando no processo produtivo, contribuindo para a integração social das atividades profissionais, para o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades necessárias ao desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas pela natureza do trabalho.
A Prática Orientada em laboratório será desenvolvida sob a supervisão de um Técnico em Podologia, ao final do módulo, mediante competências adquiridas e desenvolvidas ao longo do curso. A carga horária destinada a prática profissional para o módulo será de 400 (quatrocentas) horas.
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PODOLOGIA, Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Laboratório de Podologia, composto por:
1 - Sala de esterilização e expurgo:
01 bancada com pia de inox
01 dispenser para sabonete líquido
01 dispenser para álcool gel
01 dispenser para papel toalha
01 descarpack
01 autoclave horizontal
01 seladora
01 lixeira grande com tampa
2 ¿ Sala de atendimento:
01 mesa para orientador
01 cadeira para orientador
01 kit multimídia
01 pia para higienização das mãos
01 dispenser para sabonete líquido
01 dispenser para álcool gel
01 dispenser para papel toalha
04 armários para guardar os equipamentos
05 armários guarda volumes com 5 portas
10 cadeiras para podologia
10 mochos anatômicos
10 luminárias com exaustor
10 armários auxiliares
10 lixeiras com tampa e pedal
01 maleta de alta frequência
10 escadas de dois degraus
01 micromotor
01 esqueleto humano
10 bandejas para resíduos
04 alicates de corte ponta reta aço inox 776
04 alicates ortodônticos n°053
04 alicates de eponíqueo/cutícula aço inox 722
04 pinças de calosidade
04 pinças desencravadoras
04 bisturis formão
04 bisturis Goiva
04 calçadeiras em inox
04 palitos para unha
10 cubetas de silicone
10 porta algodão
04 pinças trançadas para brackt
01 pinça Kely reta 14cm abc
10 bandejas retangulares para odontologia 12 instrumentos
05 bandejas retangulares para odontologia 6 instrumentos
02 bacias inox
03 kits de mandris com 6 peças
3 ¿ Materiais de consumo:
50 ml de essência de lavanda
50 ml de essência de eucalipto
10 gr de mentol (cristal)
1000 ml de álcool de cereais
24000 ml de álcool 96%
50 ml de ácidos graxos essenciais caprico/caprílico (TCM)
4500 gr de creme de hidratação para pés
500 curativos tipo band aid
3500 ml de emoliente concentrado
04 tubos recortáveis
01 cartela de anel de proteção para calo com núcleo
03 placas de espuma recortável para proteção de calos ¿ 15x20cm
03 placas de flanela com adesivo¿ 15x20cm
01 pacote de lixa plantar média 150
01 pacote de lixa grossa 120
01 pacote de lixa laminar 220
02 m de fio ortodôntico 016
600 lâminas de bisturi nº 15
1500 lâminas de bisturi nº21
40 litros de água destilada para autoclave
03 sprays de gás fluoretado (tipo Dermafreeze)
300 gr de talco antisséptico
300 m de papel filme PVC
1000 ml antisséptico spray com analgésico
90 m de óleo essencial analgésico (tipo Anex)
50 m de esparadrapo100mm
80 m de micropore 25 mm
40 m de micropore 100 mm
03 rolos de cinta de teflon pequenos
03 kg de algodão
150 ml de óleo de melaleuca
150 ml de óleo de cravo
500 gazes hidrófilas
125m de gaze tubular 20mm
02 kits de cimento cirúrgico (100 gr de pó + 40ml de líquido)
6500 ml de soro fisiológico 0,9%
200 gr de creme esfoliante para pés
1 kg de argila verde
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
COMPONENTE CURRICULAR: Organização do Processo de Trabalho na Saúde
Referências básicas
CANHOTO, Américo Marques. Saúde ou Doença: A escolha é sua. São Paulo: Petit, 2006.
Referências complementares
HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e Doença. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
COMPONENTE CURRICULAR: Biossegurança em Saúde e Segurança do Trabalho
Referências básicas
RAMOS, Janine Maria Pereira. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo (SP): Atheneu, 2009.
Referências complementares
HIRATA, Mario Hiroyuki, MANCINI, Jorge. Manual de Biossegurança. 2.ed. São Paulo: Manole, 2012.
COMPONENTE CURRICULAR: Primeiros Socorros
Referências básicas
BARTMANN, Mercilda; BRUNO, Paulo; SILVEIRA, José Márcio da Silva. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. 3.ed. Rio de Janeiro: Senac, 2008.
Referências complementares
DRAUZIO, Varela. Primeiros Socorros: um guia prático. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
COMPONENTE CURRICULAR: Prevenção de Afecções Podais
Referências básicas
BARAN, Robert; HANEKE, Eckart. Diagnóstico diferencial da unha. São Paulo, SP: Livraria Médica Paulista, 2009.
VIANA, Maria Auxiliadora Fontenelle. Fundamentos de teoria podológica. Minas Gerais: Líthera Maciel, 2007.
Referências complementares
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Podologia: calos e calosidades. São Paulo: Páginas do Brasil, 2009.
COMPONENTE CURRICULAR: O Processo de Trabalho em Podologia
Referências básicas
PIEDADE, Paulo. Podologia: técnicas de trabalho e instrumentação no atendimento de patologias dos pés. 4. ed. São Paulo: Senac, 2008.
BEGA, Armando; LAROSA, Paulo Ricardo Ronconi. Podologia: bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.
Referências complementares
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2010.
COMPONENTE CURRICULAR: Gerenciamento de pequenos Negócios
Referências básicas
KOTLER, Philip. Marketing Estratégico para a área da saúde: a construção de um sistema de saúde voltado ao cliente. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Referências complementares
MINADEO, Roberto. Marketing para serviços de saúde: um guia indispensável para gestores das áreas médicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
COMPONENTE CURRICULAR: Prática Orientada
Referências básicas
PIEDADE, Paulo. Podologia: técnicas de trabalho e instrumentação no atendimento de patologias dos pés. 4. ed. São Paulo: Senac, 2008.
BOMBONATO, Aparecida Maria; JUSTINO, Conceição Aparecida de Paula; JUSTINO, Jayme Roberto. Podologia: calos e calosidades. São Paulo: Páginas do Brasil, 2009.
Referências complementares
BARAN, Robert; HANEKE, Eckart. Diagnóstico diferencial da unha. São Paulo, SP: Livraria Médica Paulista, 2009.
Para ministrar as aulas previstas nos componentes curriculares comuns à área de saúde, poderão ser admitidos docentes Graduados na área de saúde, com capacitação pedagógica. Para a especificidade da habilitação deverão ser admitidos Técnicos em Podologia, com formação e/ou experiência na área, de no mínimo dois anos.