Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Porteiro e Vigia, com validade nacional.
Segundo informações da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) , entre 2006 e 2014, o crescimento do mercado imobiliário no Brasil foi de 800%, totalizando um investimento de cerca de R$ 113 bilhões. Ao mesmo tempo, o Censo Demográfico 2010 (IBGE) revelou que existem 57,3 milhões de domicílios particulares e permanentes no país, quando há 10 anos eram 44,7 milhões. Desses 57,3 milhões de domicílios, mais de 1 milhão são vilas e condomínios. A melhoria na renda familiar, os financiamentos habitacionais e a busca por proteção contra a violência das grandes cidades têm feito com que as pessoas procurem pela segurança da vida em condomínios e em diversos estabelecimentos comerciais. O estudo ¿As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos ¿2010 (Fastil)¿ , realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que 80,3% de instituições privadas sem fins lucrativos são condomínios. No Encontro das Administradoras de Condomínios ¿ 2015 (Enacon) percebeu-se que o mercado retraído não diminuiu a demanda pela excelência e transparência dos serviços prestados pelas administradoras de condomínios, que continuam em expansão. Conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais ¿ RAIS informados pelo Ministério do Trabalho existem no Brasil 413,7 mil pessoas exercendo a função de porteiro. Nesse contexto, outro ponto importante observado nos grandes centros urbanos é a fragilidade na segurança preventiva. Um levantamento feito pelo Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-RJ) publicado no Jornal O Dia, de agosto de 2015 , constatou que os sinistros ocorridos em condomínios, ocorrem por falha no controle de acessos de visitantes e prestadores de serviços.
Considerando esse cenário, os condomínios têm investido em treinamentos e qualificação profissional de porteiros e vigias. Dessa forma, os funcionários podem acompanhar as tendências de mercado, compreender a importância de sua atuação no controle de acessos e no zelo do patrimônio de estabelecimentos e condomínios, utilizar corretamente equipamentos eletrônicos, de comunicação e de procedimentos de controle, além de atender às expectativas de quem convive em um ambiente compartilhado, seja como morador de condomínios ou colaborador de empresas.
Pessoas com formação e dispostas a enfrentar os desafios desse setor em pleno crescimento terão empregabilidade se estiverem preparadas e atualizadas com as normas e procedimentos necessários à atividade. Para tanto, o Senac apresenta o curso de Porteiro e Vigia com o objetivo de contribuir para a formação de pessoas que atuam ou desejam atuar nestas ocupações em condomínios residenciais, comerciais e mistos e em estabelecimentos dos diversos setores da economia.