Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo
Requisitos/conhecimentos específicos: não há
Este curso tem como objetivo desenvolver habilidades para aplicação de ferramentas básicas de gestão da qualidade e segurança do paciente, a fim de promover a cultura do cuidado pautada no Programa Nacional de Segurança do Paciente e na Qualidade do Cuidado Assistencial. É destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Gestão de Serviços de Saúde.
Àquele que concluir este curso com aprovação será conferido o respectivo certificado de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança do Paciente, com validade nacional.
Com o propósito de ampliar as ações de segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 63, de 28 de novembro de 2011 , que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento (BPF) para os serviços de saúde, definindo padrões mínimos para o funcionamento desses serviços, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão e na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.
Visando colaborar com as boas práticas de segurança do paciente, em abril de 2013, foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da publicação da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013 . Entende-se por Segurança do Paciente a ¿redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado a atenção à saúde¿. Nesse sentido, justifica-se a oferta deste curso pelo Senac como instituição de Educação Profissional e Tecnológica, com uma identidade consolidada no segmento Saúde.