Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Ensino Médio completo.
Requisitos/conhecimentos específicos: ser profissional ou estudante da área da Saúde.
Este curso objetiva atualizar profissionais na prestação de atendimento humanizado, ampliando a percepção do atendente da área de saúde das necessidades do paciente, bem como cumprir as exigências estabelecidas por lei com base no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. É destinado aos profissionais e estudantes da área da Saúde que desejam atualizar ou aprimorar os conhecimentos sobre Humanização nos Serviços de Saúde.
Àquele que concluir com aprovação este curso será conferido o respectivo certificado de Aperfeiçoamento em Atendimento Humanizado em Serviços de Saúde, com validade nacional.
A temática humanização do atendimento em serviços de saúde mostra-se relevante no contexto atual, uma vez que a constituição de um atendimento calcado em princípios, como a integralidade da assistência, a equidade e a participação social do paciente, entre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes que valorizem a dignidade do profissional e do paciente. Assim, a Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS .
Humanizar o atendimento nas mais diversas áreas de uma instituição de saúde é fundamental para o bom funcionamento do sistema de saúde, refletindo diretamente no trabalho oferecido ao cidadão, bem como ao paciente. Diante do exposto, justifica-se este curso por tratar do atendimento ao paciente com qualidade, buscando uma melhor maneira para acolhê-lo.