Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos
Escolaridade Mínima: Ter concluído a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Auxiliar de Enfermagem ou a Habilitação Técnica de Nível Médio em Técnico em Enfermagem.
Aperfeiçoar profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem para que junto à equipe multiprofissional, realizem a assistência ao cliente com transtornos de saúde mental, a partir da evolução histórica, cultural, social, econômica e política, tendo por base a Política Nacional de Saúde Mental, visando humanização na assistência e reintegração do cliente a comunidade, com empatia e trabalho em equipe. Atuando em Serviços de Saúde Público e Privado, como hospitais, clínicas, CAPS, Unidades Básicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família.
1. O Processo de Enfermagem em Saúde Mental 105h
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, dramatização, simulação, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, para assegurar desenvolvimento das competências.
Como sugestão, indicamos a realização de visitas técnicas nos setores de Saúde Mental do Município, bem como no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, onde possui uma abordagem de reabilitação do cliente e inserção.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Laboratório de enfermagem, conforme anexo I
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: O Processo de Enfermagem em Saúde Mental
Referências básicas
ROCHA, Ruth Mylius. Enfermagem em saúde mental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
STUART, Gail Wiscarz. LARAIA, Michele T. Enfermagem Psiquiátrica ¿ Princípios e Prática. 1ª edição. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2006.
Referências complementares
Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. ¿ Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Graduados/Especialistas/Mestres nas áreas de Enfermagem, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos e/ou com Especialização em Saúde Mental.
Graduados em Psicologia com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.