O egresso do Curso Técnico em Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio será capaz de agir na sociedade enquanto cidadão consciente para atuar e intervir em seu cotidiano, afirmando sua autonomia e liberdade de expressão para atuar e intervir em seu cotidiano. Elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. Atua em escritórios de arquitetura, escritórios de design de interiores, estabelecimentos comerciais especializados em materiais e revestimentos ou móveis de decorações.Tem como marcas formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso das Instituições com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design e pertence ao segmento de Design. No Brasil, obedece à Norma Brasileira ABNT NBR 16.280:2014-Reforma em edificações-Sistema de gestão de reformas-Requisitos. A seguir as competências da Educação Básica (Síntese da BNCC) e Técnica: - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital; - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções; - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; - Utilizar diferentes linguagens, verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar, partilhar e produzir sentidos; - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais; - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se criticamente de conhecimentos e experiências próprias do mundo do trabalho e do exercício da cidadania; - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável; - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros; - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza; - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação; - Representar graficamente o ambiente de forma manual; - Representar graficamente o ambiente de forma assistida; - Estruturar projetos de design de interiores; - Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores; - Projetar design de interiores residenciais; - Projetar design de interiores comerciais;- Projetar design de interiores para pontos de vendas; - Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores.
Ao aluno que for aprovado no curso, será conferido o Diploma de Técnico em Design de Interiores integrado ao Ensino Médio, acompanhado do respectivo Histórico Escolar, no qual serão explicitadas as Unidades Curriculares da educação básica e profissional estabelecidas no perfil de conclusão.
O diploma de curso técnico de nível médio, com validade de certificado de ensino médio, será expedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SC) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/SC).
O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão expandindo suas parcerias em diversas frentes, potencializando o seu compromisso socioeducacional. Desta forma, esse plano de curso responde a razões institucionais e demandas tanto da Educação Profissional como da Educação Básica.