Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Requisito/Conhecimento Específico: Não há
Este curso tem como objetivo dar subsídios ao aluno para realizar pesquisas de mercado internacional, considerando aspectos culturais, governamentais, legais e econômicos.
É destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de comércio exterior.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Aperfeiçoamento em Pesquisa de Mercado Internacional, com validade nacional.
- Documento de identidade
- CPF
Os demais documentos, conforme Súmula de Documentos vigente na data de abertura da turma - Senac/SC.
Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
Segundo a Organização Mundial do Comercio (OMC), em 2017, o Brasil teve o sexto maior crescimento das vendas externas entre os trinta principais exportadores mundiais, apresentando crescimento superior ao dos Estados Unidos, China, Alemanha, México e Índia . O dado integra o relatório ¿Trade and Statistics Outlook¿ revela que as exportações brasileiras cresceram 17,5% em valor no mesmo ano, depois de cinco anos de quedas consecutivas. Esses dados evidenciam que o mercado internacional está cada vez mais acessível às empresas brasileiras e para estabelecer boas relações é importante conhecê-lo. Sendo assim, a pesquisa de mercado é uma poderosa ferramenta estratégica e para ser realizada é preciso considerar aspectos culturais e negociais dos principais mercados consumidores, além de aspectos e características governamentais, jurídicos, econômicos, de infraestrutura, informação e tecnologia.
Este curso integra o Programa Senac Comércio, um conjunto de formações continuadas desenvolvidas com vistas a acompanhar as tendências e inovações que despontam neste segmento e contribuir para a qualificação de profissionais no atendimento das expectativas do novo consumidor, em conexão com um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.