Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio
Requisitos/conhecimentos específicos: ter cursado ou estar cursando técnico ou superior Enfermagem
Este curso tem como objetivo promover atualização dos profissionais de Enfermagem quanto ao atendimento domiciliar, visando à promoção, à proteção, à manutenção e à recuperação da saúde. É destinado a profissionais e estudantes da área de Enfermagem.
O atendimento de enfermagem domiciliar ganha novos contornos e caminha para um universo mais amplo e abrangente de assistência, incorporando uma diversidade maior de pacientes. O modelo de assistência de enfermagem domiciliar torna-se essencial em função das diversas alterações que a sociedade brasileira vem sofrendo no decorrer dos anos, tais como: envelhecimento populacional cada vez mais acentuado e mudança no perfil epidemiológico da população, em que se evidencia um aumento das doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse contexto, o atendimento domiciliar assume especial relevância, pois é possível aliar a qualidade da assistência prestada ao paciente à segurança proporcionada pelo profissional aos familiares dos pacientes. Assim, face à necessidade de uma atenção integral, ações desenvolvidas por equipes interdisciplinares exigem desses profissionais um aprimoramento continuado a ser obtido através de iniciativas que signifiquem a otimização da capacitação técnica na área especifica, bem como o aprendizado imposto pelo desafio do trabalho em equipe.