Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo.
Requisito/Conhecimento específico: Não há.
Este curso tem como objetivos desenvolver as seguintes competências: Planejar ações de inserção no mercado de trabalho; Realizar o controle financeiro pessoal e familiar; Elaborar propostas de negócios para desenvolvimento do potencial pessoal; Organizar e realizar ações de vendas.
É destinado a jovens do ensino regular.
É um compromisso de todos educadores despertar no jovem o interesse pelo mundo do trabalho levando em conta suas motivações e interesses pessoais. Neste contexto, os conhecimentos aprendidos na escola precisam estabelecer relações com sua vida, experiências e emoções, para construírem sentido e significado. Uma escolha assertiva frente à carreira que deseja seguir, requer do jovem o reconhecimento de suas habilidades pessoais e possibilidades de atuação no mundo do trabalho.
Dentro das possibilidades de atuação profissional, o empreendedorismo hoje está bem presente na sociedade e, na maioria das vezes, atrelado ao desenvolvimento de produtos e negócios. Os benefícios para desenvolver habilidades e conhecimentos para empreender vão muito além de uma solução empresarial, mas impactam no relacionamento interpessoal e no comportamento frente aos desafios e alcance de objetivos.
Ainda nesta perspectiva, a apresentação de aspectos sobre finanças pessoais antecipa possíveis problemas, alternativas e soluções para o adolescente e, ainda, os leva a entender possibilidades de economizar e investir seus recursos, já que desde jovens os alunos têm uma relação direta com o dinheiro. Portanto, é essencial que o jovem tenha acesso a diferentes ferramentas para proporcionar a mensuração dos objetivos pessoais e profissionais e seja estimulado a lidar com as mudanças, a partir de situações que demandem a proatividade, inovação e colaboração, oportunizando assim, espaços para soluções criativas.