Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Brasil ocupa, atualmente, a 27ª posição na lista de países exportadores, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa posição demonstra, entre outros aspectos, que o país não integra mais o cenário internacional apenas como ouvinte e que, além de ganhar força, vem participando das decisões e fazendo valer sua condição de país emergente, apesar das crises econômicas e políticas sofridas nos últimos anos. Com uma balança comercial superavitária e reservas que somam alguns bilhões de dólares, o comércio exterior brasileiro vem abrindo espaço para as pessoas que querem atuar nesse segmento.
De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil vem se destacando na exportação de commodities (petróleo bruto, minérios de ferro, carne suína e de frango, soja em grão e café em grão), assim como de bens manufaturados (óleos combustíveis, hidrocarbonetos e seus derivados.
Para 2019, a organização projeta um crescimento de 2,6%, contra estimativa anterior de 3,7%, em linha com as projeções para o avanço do produto interno bruto (PIB) mundial.
É para atender a esse cenário que está em constante mudança, no qual o Brasil tem atuado com maior ênfase nos últimos anos e com tendência a ampliação, que o Senac oferece o curso de Qualificação profissional em assistente de serviços em comércio exterior, abordando questões necessárias à rotina desse profissional, bem como conhecimentos de domínio técnico-científico vinculados às operações específicas da exportação e da importação. Visa, sobretudo, a desenvolver no aluno competências que possibilitem seu ingresso nesse segmento do mercado, seja para atuar na indústria, no comércio ou na prestação de serviços.