Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: cursando o Ensino Médio.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Técnico em Logística atua no planejamento, operacionalização, segurança e controle da cadeia produtiva e seu fluxo logístico. Para isso, executa procedimentos relacionados a suprimentos, produção, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, de modo a manter a qualidade e a viabilidade das operações logísticas, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação.
Exerce suas atividades em Organizações de comércio de bens, serviços, turismo e demais setores da economia, tais como, transportadoras, centros de distribuição, hospitais e órgãos públicos, entre outras.
O técnico em Logística tem visão sistêmica e estratégica do processo, executando um trabalho integrado aos outros setores da organização, de modo a suprir os gestores com informações relevantes ao processo decisório, sobre a otimização, custos e a entrega de produtos e mercadorias, dentro dos padrões especificados.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é ¿gerir¿, e pertence ao segmento de Gestão.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Logística, com validade nacional.
A intensificação do movimento de globalização e integração dos mercados mundiais amplificou a necessidade de aperfeiçoamento dos processos empresariais, tornando-os inevitáveis para as organizações que atuam em um mercado de alta competitividade. Tais processos são, inclusive, um importante fator à perenidade dessas organizações.
Sob essa lógica, os processos empresariais relacionados a logística e distribuição tornam-se cada vez mais relevantes, pois a busca por alternativas sistematicamente mais eficientes e com menores custos é um dos objetivos centrais de empresas que se deparam com métodos de produção e ofertas de produtos cada vez mais similares. Ou seja, o fator determinante do sucesso de boa parte de novos empreendimentos passa por uma distribuição mais eficaz e menos dispendiosa. Esse desafio exige um profissional qualificado que possua capacidade de exercer liderança, uma forte inclinação para resultados e visão sistêmica tanto de sua organização quanto do mercado no qual ela está inserida, entre outras habilidades. O profissional que atuará com logística deverá, portanto, propor e implantar soluções que contribuam para a otimização dos processos e tragam melhores resultados empresariais. Este profissional exerce uma importante função social ao contribuir para a oferta de bens e serviços a preços mais baixos e disponíveis em novos locais com prazos cada vez menores. Além disso, a utilização racional dos recursos, intimamente ligada a menores custos operacionais, atende diretamente a um dos grandes desafios da contemporaneidade, relacionado à sustentabilidade.
Esse contexto justifica a oferta da Habilitação Técnica de Nível Médio em Logística, pelo Senac, de forma a desenvolver profissionais que atuem com competência, com foco em resultados e na prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade.