Escolaridade: Ensino Médio completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: ter cursado ou estar cursando Ensino Superior ou Técnico na área da Saúde
Este curso objetiva aprimorar a atuação dos profissionais junto a pacientes que necessitam de cuidados paliativos em ambiente hospitalar ou domiciliar, relacionados a doenças de ordem física e psíquica.
É destinado a estudantes e profissionais da área da Saúde interessados em prestar cuidados que amenizem a vulnerabilidade e proporcionem qualidade de vida aos pacientes.
Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990 e redefinidos em 2002 como sendo uma abordagem que aprimora a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças, através da prevenção e do alívio do sofrimento por meio de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor, além de problemas de ordem psicossocial e espiritual. A palavra ¿paliativa¿ vem do latim palliun com o significado manto e proteção. O cuidar paliativo propõe amenizar o sofrimento do paciente, aliviando a dor e outros sintomas relacionados à doença.
O prolongamento da vida, acompanhado de situações como doenças crônico-degenerativas, exige cuidados abrangentes que vão muito além do tratamento farmacológico, para que seja mantida a qualidade de vida não só do paciente, mas também de familiares e cuidadores.
Por meio de uma equipe multidisciplinar, os cuidados paliativos visam manter a qualidade de vida e a dignidade humana durante o decorrer da doença, na terminalidade da vida, na morte e no período de luto, promovendo o alívio da dor e outros sintomas, considerando a morte como um processo normal da vida.
O curso Cuidados paliativos: abordagem multiprofissional propõe ao profissional da saúde, que é peça fundamental no cuidar, o aperfeiçoamento de conhecimentos inerentes aos cuidados paliativos a fim de atenuar os sintomas de pacientes em estado vulnerável.