Escolaridade: Ensino Médio completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: não há.
O curso de aperfeiçoamento em Prontuário Clínico: manual e eletrônico tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades de práticas de organização, classificação e arquivamento de prontuários de pacientes atendidos no sistema hospitalar ou atenção primária, em formato físico ou digital, em instituições públicas ou privadas.
É destinado a profissionais da área da Saúde que desejam atuar com registros de saúde em instituições públicas ou privadas.
O prontuário do paciente é um documento de importância fundamental para garantir a assistência continuada. Por meio do documento é possível avaliar a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes, gerenciar e estruturar os gastos das unidades, além de servir como fonte de informação para pesquisa, ensino e formulação de políticas públicas. O prontuário é considerado documento legal perante processos judiciais para assegurar ao médico e ao paciente o atendimento de todos os seus direitos e deveres.
Devido à importância e ao significado dos prontuários para o contexto dos serviços de saúde, em que o processo de gestão do documentos deve ser organizado e sistematizado, e em consonância com a legislação dos órgãos de classe dos profissionais e dos trâmites administrativos e organizacionais das instituições públicas e privadas, o curso de aperfeiçoamento Prontuário clínico: manual e eletrônico alinha a gestão de prontuários ao cenário tecnológico contemporâneo por meio de práticas mais ágeis de acesso, preenchimento, armazenamento e avaliação, tanto manuais quanto digitais.