Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Requisito/conhecimento específico: não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios para que os participantes desenvolvam habilidades para o trabalho em equipe, com ênfase no convívio interpessoal e na partilha de responsabilidades.
É destinado a profissionais e estudantes de qualquer área ou a pessoas interessadas na temática.
A quarta Revolução Industrial tem requerido trabalhadores capazes de transitar de um contexto analógico para o digital. Essa transição, além de competências técnicas relacionadas às novas tecnologias, requer também criatividade, pensamento crítico, desenvoltura e capacidade de trabalhar em equipe, com foco em soluções.
Amplo estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2015) também sinaliza necessidade de formação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação regular e na formação para o trabalho. Para a OCDE, investir em competências socioemocionais, especialmente entre a população economicamente vulnerável e durante a primeira infância, é uma das melhores formas de reduzir a desigualdade socioeconômica e aumentar a produtividade. Na vida adulta, essa abordagem é essencial, sobretudo porque o domínio, pelo trabalhador, de habilidades dessa natureza tem sido considerado fundamental para o ingresso e permanência no mundo do trabalho, ou, ainda, para a ascensão profissional do trabalhador de qualquer área.
Nessa perspectiva, o Senac desenvolveu a Trilha de Desenvolvimento Socioemocional, composta pelos cursos de aperfeiçoamento de Criatividade, Comunicação, Colaboração, Pensamento Crítico e Atitude Sustentável. Os cursos da Trilha são parte do esforço da Instituição em desenvolver programações alinhadas às demandas do mundo do trabalho , para que os profissionais, além de dominarem as competências inerentes aos perfis das ocupações, sejam capazes de resolver problemas, agir com sucesso em ambientes de incerteza, demonstrar valores de convivência social e forte domínio de habilidades socioemocionais.
Esse é o caso da colaboração, que consiste na capacidade de atuar de forma eficaz em equipe, considerando a flexibilidade, o foco em objetivos e o empenho em construir algo de forma coletiva, valorizando as contribuições individuais. Este curso tem ênfase no convívio interpessoal, na partilha de responsabilidades, no comprometimento de circulação de informações e na criação de ambientes colaborativos.
Assim, os profissionais precisam conhecer e exercitar técnicas que contribuam para que o trabalho colaborativo seja mais efetivo e em consonância com as demandas do mundo do trabalho. Dessa forma, justifica-se a importância deste curso.