Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Requisito/conhecimento específico: não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios para que os participantes desenvolvam habilidades comunicativas de expressões oral e corporal.
É destinado a profissionais e estudantes de qualquer área ou a pessoas interessadas na temática.
A quarta Revolução Industrial tem requerido trabalhadores capazes de transitar de um contexto analógico para o digital. Essa transição, além de competências técnicas relacionadas às novas tecnologias, requer também criatividade, pensamento crítico, desenvoltura e capacidade de trabalhar em equipe, com foco em soluções.
Amplo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/2015) também sinaliza necessidade de formação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação regular e na formação para o trabalho.
Para a OCDE, investir em competências socioemocionais, especialmente entre a população economicamente vulnerável e durante a primeira infância, é uma das melhores formas de reduzir a desigualdade socioeconômica e aumentar a produtividade. Na vida adulta, essa abordagem é essencial, sobretudo porque o domínio, pelo trabalhador, de habilidades dessa natureza tem sido considerado fundamental para o ingresso e a permanência no mundo do trabalho, ou, ainda, para a ascensão profissional do trabalhador de qualquer área.
Nessa perspectiva, o Senac desenvolveu a Trilha de Desenvolvimento Socioemocional, composta pelos cursos de aperfeiçoamento de Criatividade, Comunicação, Colaboração,Pensamento Crítico e Atitude Sustentável. Os cursos da Trilha são parte do esforço da Instituição em desenvolver programações alinhadas às demandas do mundo do trabalho , para que os profissionais, além de dominarem as competências inerentes aos perfis das ocupações, sejam capazes de agir com sucesso em ambientes de incerteza, demonstrar valores de convivência social e forte domínio de habilidades socioemocionais.
Esse é o caso da comunicação, que consiste na forma como as pessoas utilizam as diferentes linguagens para expressar e partilhar informações, experiências, sentimentos e ideias, tendo em vista o público ao qual se destina a mensagem. Pela amplitude do tema, são abordados os elementos que compõem a expressão oral ¿ entendida como capacidade de se expressar oralmente, de forma clara e objetiva ¿ e a expressão corporal, que é uma forma de comunicação não verbal que abarca gestos, expressões faciais e posturas condizentes com o conteúdo do que é comunicado.
Nesse sentido, a habilidade de comunicação apresenta importante relevância, tanto pelo caráter transversal a todas as ocupações como pelo poder de destaque que confere aos profissionais que a dominam. Dessa forma, justifica-se a importância deste curso.