Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Requisito/conhecimento específico: não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios para que os participantes desenvolvam habilidades de análise crítica para fundamentar a tomada de decisões.
É destinado a profissionais e estudantes de qualquer área ou a pessoas interessadas na temática.
A quarta Revolução Industrial tem requerido trabalhadores capazes de transitar de um contexto analógico para o digital. Essa transição, além de competências técnicas relacionadas às novas tecnologias, requer também criatividade, pensamento crítico, desenvoltura e capacidade de trabalhar em equipe, com foco em soluções.
Amplo estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2015) também sinaliza necessidade de formação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação regular e na formação para o trabalho. Para a OCDE, investir em competências socioemocionais, especialmente entre a população economicamente vulnerável e durante a primeira infância, é uma das melhores formas de reduzir a desigualdade socioeconômica e aumentar a produtividade. Na vida adulta, essa abordagem é essencial, sobretudo porque o domínio, pelo trabalhador, de habilidades dessa natureza tem sido considerado fundamental para o ingresso e a permanência no mundo do trabalho, ou, ainda, para a ascensão profissional do trabalhador de qualquer área.
Nessa perspectiva, o Senac desenvolveu a Trilha de Desenvolvimento Socioemocional, composta pelos cursos de aperfeiçoamento de Criatividade, Comunicação, Colaboração, Pensamento Crítico e Atitude Sustentável. Os cursos da Trilha são parte do esforço da Instituição em desenvolver programações alinhadas às demandas do mundo do trabalho , para que os profissionais, além de dominarem as competências inerentes aos perfis das ocupações, sejam capazes de resolver problemas, agir com sucesso em ambientes de incerteza, demonstrar valores de convivência social e forte domínio de habilidades socioemocionais.
Esse é o caso do pensamento crítico, que corresponde à capacidade de analisar situações a partir de evidências sobre as quais o julgamento foi baseado. A partir dos processos de análise, síntese, interpretação, avaliação e inferência, o pensamento crítico emprega não apenas a lógica, mas também uma grande variedade de critérios socioemocionais, como clareza, intuição, credibilidade, precisão, relevância e profundidade das relações estabelecidas entre os fenômenos da realidade para tomar decisões criteriosamente fundamentadas. Dessa forma, justifica-se a importância deste curso.