Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿ Idade Mínima: 16 anos completos
¿ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
O Salgadeiro, profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, atua em bares, lanchonetes, restaurantes e outros meios de alimentação, em empresas de pequeno, médio e grande porte, assim como de maneira autônoma. É responsável por preparar e acondicionar diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as boas práticas na manipulação dos alimentos. Organização, responsabilidade e atenção são valores/atitudes imprescindíveis para a atuação deste profissional.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
¿ Touca
¿ Jaleco branco
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
¿ Insumos para as preparações
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens descritos no item 1. Os insumos mencionados no item 2 deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno.
1. BEZERRA, Luciane Pereira. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
2. ZUANETTI, Rose. O mundo da cozinha: perfil profissional, técnicas de trabalho e mercado. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2009.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
A competência da Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho na Gastronomia pode ser trabalhada concomitantemente às específicas do profissional, buscando o princípio da contextualização. Importante que a Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho em Gastronomia seja trabalhada desde o inicio das aulas, em que será apresentado a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão. Sugere-se trabalhar com simulações de mediação de conflitos no ambiente de trabalho, elaboração de currículo e simulações de entrevista de empregos. Podem ser convidados também, profissionais da área que contribuam/tragam experiência referente à profissão, além de ser trabalhado simulações de negociação, vídeos/revistas considerando a apresentação pessoal e profissional.
Para a unidade curricular Organização e Segurança na Cozinha indicamos a utilização de vídeos que demonstrem situações de primeiros socorros, filmes sobre acidentes de trabalho, simulação/utilização dos EPIs, além de exercícios sobre ergonomia. Além da sala de aula, sugerimos que o orientador também trabalhe no ambiente da cozinha considerando que neste ambiente estão disponibilizados os equipamentos e utensílios a serem utilizados pelo aluno.
Para a unidade curricular Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos sugerimos trabalhar com pesquisas na Internet, vídeos sobre ações preventivas ou até mesmo simulações em sala de aula referente a manipulação dos alimentos, conscientizando os alunos da importância do controle da higienização, produção, manipulação e preparo dos alimentos.
A Unidade Curricular Produção de Salgados deve ser trabalhada após a Unidade Curricular de Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Iniciação ao mundo do trabalho na Gastronomia.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Salgadeiro.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Cozinha Pedagógica.
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho na Gastronomia
Referências básicas
DAVIES, Carlos Alberto. Alimentos e Bebidas. 4ª ed. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2010
Referências complementares
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FRANCO, Ariovaldo. De Caçador a Gourmet: uma história da gastronomia. 4ª ed. São Paulo, SP: Editora Senac, 2006.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo básico. 8ª ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Organização e Segurança na Cozinha
Referências básicas
---
Referências complementares
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 9ª ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003
BELLUSCI, Silvia Meirelles. Doenças profissionais ou do trabalho. 11. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
SCALDELAI, Aparecida Valdinéia; OLIVEIRA, Cláudio Antonio Dias de; MILANELI, Eduardo; OLIVEIRA, João Bosco de Castro; BOLOGNESI, Paulo Roberto. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2010
UNIDADE CURRICULAR: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Referências básicas
BEZERRA, Luciane Pereira. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
Referências complementares
BEZERRA, Luciane Pereira; PINHEIRO, Andrea Nunes; SILVA, Gleucia Carvalho. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro Ed. Senac São Paulo, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Produção de Salgados
Referências básicas
ZUANETTI, Rose. O mundo da cozinha: perfil profissional, técnicas de trabalho e mercado. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2009.
Referências complementares
SÁNCHEZ-OCAÑA, Ramón; DOLINSKY, Sandra Martha (Trad.). Nutrição de A à Z: tudo o que você precisa saber para entender a alimentação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009.
SEBESS, Mariana. Técnicas de cozinha profissional. São Paulo: Ed. Senac Rio, 2010.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Graduados nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo, Hotelaria e Administração preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Técnicos de Nível Médio nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Profissionais atuantes nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos.