Para matrícula no curso o candidato deverá apresentar:
- Idade mínima: 16 anos completos no ato da matrícula.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
- Conhecimentos Prévios: Conhecimento em Informática ¿ Nível usuário em Editor de Texto, Planilha Eletrônica, Internet e Apresentação de Slides (Não é obrigatória a comprovação).
Profissional do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, que atua no desenvolvimento de sistemas web, apto a interpretar diagramas de modelagem e programar aplicações em linguagem específica, utilizando interface gráfica aplicada em ambiente web com pró-atividade, organização e visão lógica. Atua de forma autônoma e/ou em empresas de diferentes segmentos.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
As competências serão desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas que envolvam situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Portanto, procuramos sugerir a forma de execução e metodologias necessárias para a formação do profissional:
Lógica de Programação com Modelagem de Dados: a primeira unidade curricular deste curso deve permitir ao aluno o total entendimento sobre lógica de programação. A linguagem de programação escolhida para o andamento do curso deve ser introduzida nesta competência. Os algoritmos, estruturas de dados e de controle já devem dar conta dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto integrador. Caso seja necessário para nivelamento, deixar toda a parte de orientação a objetos para a segunda unidade curricular e trabalhar o raciocínio lógico e matemático, pois será utilizado em todo o andamento do curso.
Orientação a Objetos Com Tratamento de Eventos para Web: procurar trabalhar sempre com analogias ao mundo real, com exemplos claros e aplicáveis no dia-a-dia. Utilizar os modelos de algoritmos trabalhados na primeira unidade curricular e fazer os aperfeiçoamentos necessários nos mesmos, para dar continuidade nos trabalhos, evitando desta forma algoritmos somente de destes, sem nenhuma aplicação prática.
Arquitetura cliente-servidor com Banco de dados: procurar trabalhar modelagem de dados procurando abstrair e entender partes de forma lógicas de certo projeto(s), modelar e construir banco de dados e suas tabelas de forma a manter integridade e redundância entre as mesmas, entender conceitos de SGDB e suas características: chave primaria, colunas, registros, relacionamentos, etc. Gerenciar dados desenvolvendo consultas entre tabelas usando funções especifica de SQL e seus filtros sempre que necessário. Cria classe para conexão com banco de dados usando conexão Singleton de forma a garantir usabilidade e praticidade. Desenvolver classes especificas para gerenciamento de dados com o banco (trabalhar por camadas, DAO) Trabalhar transição de dados entre interface gráfica web e servidor de forma a garantir segurança de dados, usando padrões de projeto MVC e outros (se Java, usar servlet e jsp (sem scriplets na JSP e nem HTML em Servlet) usar JSTL e EL.)
Fundamentos de Padrões de Projetos: Aprofundar em Padrões MVC dando continuidade ao projeto, usando camada e padrões, desenvolver o sistema usando frameworks específicos, mostrar como pode reutilizar grande parte do projeto antigo usando framework e quais são os ganhos em tempo de desenvolvimento de certos frameworks. (sugestão: o tempo para o curso usando linguagem Java para usar framework Hibernate é insuficiente, já dei esse curso e consegui usar JDBC com JSF2 e Primefaces os alunos adoraram devido à interface gráfica rica e validações do framework).
Projeto Integrador em Programação web: fazer projeto focado em MVC usando de padrões de projeto. em relação aos conhecimentos de ergonomia, adaptação às mudanças nas formas de trabalho, características de grupos x equipes, cooperação e competição, deve ser executada em concomitância com demais unidades curriculares, permitindo que os alunos tenham noções de trabalho em equipe, ergonomia e adaptações no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhor prepará-los para o mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
- Graduados na área de Tecnologias da Informação com experiência comprovada de, no mínimo, um ano.
- Técnico de Nível Médio, com formação específica no curso com experiência comprovada de, no mínimo, um ano.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Capacitação em Programador Web.
Laboratório de Informática contendo: Computadores com conexão a internet
Softwares específicos instalados: Java (J2SDK 1.5.0), Eclipse 3.1, MySQL Administrator, MySQL 5.0, MySQL Query Browser, J2SDK, Jude Community 2.4.2, DBDesigner.
Configuração compatível com os requisitos mínimos dos softwares utilizados no curso.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.