Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
- Idade mínima: 16 anos completos
- Escolaridade mínima: Cursando Ensino Médio
Preparar o participante para realizar consultoria de moda, sugerindo a composição visual no uso de peças de vestuário e acessórios, a partir da análise das características físicas e estilo de vida, favorecendo o bem-estar físico e mental de seus clientes. O participante poderá atuar em consultorias particulares, em confecções, agências de publicidade e comercio varejista.
Planejamento e Atendimento em Moda 35h
Elaboração Visual de Looks 105h
Materiais a serem adquiridos pelo aluno: 01 prancheta, folhas brancas, lápis preto, caneta.
Obs: A quantidade dos materiais acima será especificada no primeiro dia de aula.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho com base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
As aulas teórico-práticas das Unidades curriculares serão desenvolvida sob a orientação de um ou mais docentes, que além de mediar os conhecimentos e aplicar avaliações verificarão as necessidades de aprofundamento ou revisão da teoria.
Sugere-se utilizar referências iconográficas ou imagens para desenvolver as atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os pilares das competências, realizando ao final de cada proposta analise estética dos resultados, aproximando a teoria da pratica.
Ao longo do curso o aluno deverá elaborar e apresentar um dossiê com glossário têxtil contendo 20 amostras de tecido mais encontrado no comercio e mais duas peças de vestuário personalizadas: uma nova e uma usada de um cliente real. Este deve ser apresentado na Unidade Curricular Elaboração Visual de Looks, contemplando as competências propostas no curso.
Sugerimos que os alunos pratiquem a consultoria em lojas de departamentos e magazines como aula prática, onde estarão identificados com camisetas personalizadas (consultoria em moda ¿ Senac).
Ao aluno que concluir o curso será conferido o certificado em Consultoria em Moda.
AGUIAR, Titta. Personal stylist: Guia para consultores de imagem. São Paulo: ed. SENAC São Paulo, 2003.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
CASTRO, Inês de. A moda no trabalho. São Paulo: Panda, 2002.
FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro: ed. Senac Rio, 2001.
FISCHER-MIRKIN, Toby. O código de vestir: Os significados ocultos da roupa feminina. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
FRANCINI, Christina. Segredos de estilo: Um manual para você se vestir melhor e ficar sempre bem. 2. ed. São Paulo: Alegro, 2002.
KALIL, Glória. Chic (érrimo) : moda e etiqueta em novo regime. 6. ed. São Paulo: Codex, 2004.
LURIE, Alison. Linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
MARRA, Heloísa; REGO, Júlio. Estilo no trabalho. Rio de Janeiro: ed. Senac Rio, 2002.
MATARAZZO, Cláudia. Visual: uma questão pessoal. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
MCKENNA, Regis. Marketing de relacionamento: Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Tradução outras palavras consultoria lingüística e serviços de informática. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
OHARA, Georgina. Enciclopédia da moda: De 1840 a década de 80. São Paulo: Cia. Das Letras, 1992.
PEZZOLO, Dinah Bueno. A pérola: História, cultura e mercado. São Paulo; ed. SENAC São Paulo, 2004.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Moda fácil: Guia de estilo para todas as ocasiões. 2. ed. São Paulo: Codex, 2003.
SEELING, Charlotte. Moda: O século dos estilistas, 1900-1999. Itália: Konemann, 1999.
SENAI. Terminologia do vestuário. São Paulo: ed. SENAI, 1996.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
- Graduados na área da Moda.
- Técnicos de Nível Médio, com comprovada experiência profissional de dois anos na área de Moda.