Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Escolaridade Mínima: Estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído. (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter atendido o requisito ou completado as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Técnico em Modelagem de Vestuário é o profissional do Eixo Produção Cultural e Design que atua no ramo da moda e vestuário como autônomo, em indústria de confecção e em ateliês. Desenvolve a modelagem aplicando técnicas bi e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário e elabora diagramas com a orientação da tabela de medidas. Além disso, atua na transformação de bases de modelagem em modelos específicos, a partir do desenho técnico do produto e na preparação da modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem da peça-piloto e produção em série. Avalia a vestibilidade e a viabilidade técnica do produto criando e adaptando os modelos com ficha técnica, atendendo às necessidades dos diversos públicos, sendo responsável, criativo e comprometido nas atividades da natureza do trabalho.
MATERIAL DO ALUNO
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 03 Canetas nanquim descartáveis, na cor preta: 0.1 + 0,3 + 0,5
b) 01 Lapiseira 0,5 (deve acompanhar duas caixas de grafite: 01 HB + 01 2B)
c) 01 lapiseira 0,9 (deve acompanhar duas caixas de grafite: 01 HB + 01 2B)
d) 01 borracha plástica branca para desenho
e) 01 calculadora de bolso solar com display para 8 dígitos
f) 02 canetas esferográficas cristal (corpo transparente), com ponteira média (01 vermelha + 01 azul)
g) 03 lápis preto para uso comum (HB, 2B e 6B)
h) 03 Pastas arquivo A4 com 2 ou 4 argolas. Fabricada em cartão e forrada com plástico azul ou preto interna e externamente. Com porta etiqueta e lombada entre 40 mm e 80 mm. Rado, óculo e base com protecções metálicas. Tamanho A4.
i) 01 Conjunto de réguas contendo: 01 esquadro de 45º + 01 esquadro de 30º + 01 reta milimetrada de 60 cm + 01 curva de alfaiate + 01 curva francesa
j) 01 conjunto de réguas miniatura contendo: (reta em escala 1:2 e 1:5 + curvas alfaiate e francesa).
k) 01 régua quadriculada em acrílico transparente, com bordas polidas, com 150 mm X 300 mm 03 canetas hidrocores (vermelha + azul + verde)
l) 01 dedal de metal/alumínio para costura. Medidas aproximadas 1,8 cm X 1,7 cm
m) 01 carretilha para molde de costura com cabo plástico
n) 01 tesoura para uso geral em inox ou aço forjado
o) 01 tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha
p) 01 tesoura de arremate (pic) de pontas e linhas. Lâmina de aço e cabo plástico. Tamanho: 12,5 cm
q) 01 Desmanchador de costura em aço, com cabo em material plástico e capa protetora. Tamanho aproximado: entre 7 cm e 10 cm.
r) Alicate de pique em moldes. Totalmente em aço. Comprimento aproximado: 11 cm
s) 01 Sovela de metal, pequena, com cabo plástico (cor iondiferente). Comprimento máximo aproximado: 13 cm
t) 02 caixas de alfinetes cabeça nº 29
u) 1 Envelope com 10 unidades de agulhas para máquina reta n° 12
v) 1 Envelope com 10 unidades de agulhas de mão n° 8
w) 01 Fita métrica em PVC com 1,5 m
x) 01 Giz de costura craê. Formato retangular. Tamanho padrão
y) 02 cadernos para anotações, pautado, no tamanho A5, com capa dura (cor indiferente)
z) 01 caixa de lápis de cor com 12 cores
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os itens a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, t, u, v, w, x, y e z. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária a realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
A Habilitação Profissional de TÉCNICO EM MODELAGEM DE VESTUÁRIO, Eixo Tecnológico PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394, de 20/12/1996, na Lei Nº 12.513, 26/10/2011, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 09/07/2008, Resolução CNE/CEB n° 04, de 13/07/2010, Resolução CNE/CEB n° 30/01/2012, Resolução CNE/CEB n° 06, de 20/09/2012 e normativas do Senac.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas, ciclo de palestras, mesa redonda, painel integrado e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, para assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e auto-desenvolvimento.
1- No Módulo I, sugere-se que o curso inicie pela Unidade Curricular Modelagem no Mercado de Moda, podendo esta ser trabalhada em concomitância com as demais Unidades Curriculares conforme conveniência na logística de operacionalização do curso.
2- No Módulo II No caso da Unidade Curricular ¿Modelagem Digital¿, esta tem pré-requisito e o aluno só poderá cursar após finalização e aprovação da Unidade Curricular ¿Fundamentos da Modelagem Manual¿ (que foi desenvolvida no Módulo I). As Unidades Curriculares Fundamentos de Costura e Modelagem Digital podem ser desenvolvidas concomitantemente as demais, porém sugere-se que sejam finalizadas por último, contribuindo na relação entre as competências.
A elaboração do projeto será realizada nas Unidades Curriculares Fundamentos de Costura e Modelagem Digital. Sugere-se a execução em Miniatura dos moldes criados, com documentação de seu desenvolvimento, realizado pelos alunos, de forma individual ou em grupo, objetivando a contextualização das competências do curso.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular do plano.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos na área.
¿ Graduados na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos na área.
¿ Técnicos de nível médio em Moda, preferencialmente com experiência profissional na área de no mínimo dois anos.
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MODELAGEM DE VESTUÁRIO , Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências desenvolvidas, das competências em desenvolvimento e das competências não desenvolvidas.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da habilitação profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
Sala de aula convencional.
Laboratórios de costura, modelagem, desenho e informática para moda
Para executar o curso é necessário atender à padronização de equipamentos, área física e mobiliário, que constam na Intranet:
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Costura
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Modelagem
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Desenho
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Informática para Moda
Importante: Para orientações de adequação dos laboratórios, consultar o responsável pelo Eixo Tecnológico na DEP/DR.
Materiais para o Orientador: Conforme informações constantes no Anexo I
Materiais de consumo: Conforme informações constantes no Anexo I
ANEXO I
Uso geral para Orientadores
¿ 01 régua reta milimetrada de 60 cm
¿ 01 régua curva de alfaiate
¿ 01 régua curva francesa
¿ 01 esquadro de 45º
¿ 01 esquadro de 30º
¿ 01 tesoura para uso geral em inox ou aço forjado.
¿ 01 tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha
¿ 01 caixa de alfinetes cabeça nº 29
¿ 02 rolos de fita crepe de 30 mm
¿ 01 fita métrica em PVC com 1,5 m
¿ 01 apontador metálico duplo para lápis. Lâmina antiferrugem. Um orifício para lápis comum e outro para lápis jumbo ou triangular.
¿ 01 isqueiro descartável pequeno a gás
¿ 02 borrifadores de água com capacidade para 500 ml. Corpo em material plástico transparente e gatilho aplicador em plástico branco.
¿ 10 Contafios em material plástico, com aumento de 5X e escala fr milímetros e centímetros.
¿ 02 caixas plásticas organizadora transparente com tampa com capacidade para 56 litros
¿ 01 conjunto Bandeiras 30X30 cm de tecido com especificação técnica
¿ Especificação: Tecido plano (Tricoline 100% algodão. Tricoline mista algodão/elastano; algodão/poliéster; poliamida/elastano. Sarja algodão/elastano. Jeans algodão 100%. Tafetá 100% poliéster e 100% acetato. Crepe 100% poliester. Oxford 100% poliéster. Cetim 100% poliéster. Chiffon 100% seda. Musseline 100% poliéster. Gabardine 100% poliéster. Veludo algodão/elastano. Linho 100% linho. Rami 100% rami. Lã 100%. Viscose 100% viscose. Chamois poliéster/elastano).Malharia retilínea (100% acrílico. Misto acrílico/elastano e Lã 100% Lã). Malharia circular (Dupla face poliéster/elastano; meia malha 100% algodão e algodão/elastano. Renda 100 poliester e 100% poliamida. Tule de malha 100% poliéster. Malha dupla algodão/elastano e poliéster. Ribana 100% algodão. Piquet 100% algodão e algodão/elastano).
Materiais de consumo:
Uso coletivo:
¿ 10 cones linhas para costura 120 (100% PES) na cor branca
¿ 10 cones linhas para costura 120 (100% PES) na cor crua
¿ 10 cones linhas para costura 180 (100% PES) na cor branca
¿ 10 cones linhas para costura 180 (100% PES) na cor crua
¿ 01 bobina de papel Kraft. Gramatura: 80g. Largura: 120 mm. Comprimento aproximado: 850 metros
¿ 25 folhas de EVA 600X400X2mm (cor indiferente)
¿ 01 pacote 500 folhas sulfite A4 90gr
¿ 01 bloco de papel quadriculado A4 com 100 folhas
¿ Retalhos de tecido do conjunto de bandeiras
¿ Revistas de moda (infantil, feminina e masculina)
¿ 25 novelos de fio de de lã de 100 g para tricot (cores variadas)
¿ 25 placas de papel panamá A4 com espessura de 2 ou 3 mm
¿ 02 bobinas de papel Kraft com gramatura de 40g e largura de 120 mm + 04 cartuchos HP 45 com 42 ml (Material usado na Plotter Audaces Jet Lux)
Materiais de consumo para execução dos exercícios por aluno:
¿ 01 bloco com 50 folhas de papel A4 vegetal
¿ 01 CD
¿ 02 carretéis com 91,4 m (100j) de linha de costura 100% Poliester, na cor branca
¿ 02 rolos de fita crepe de 30 mm
¿ 01 rolo de fita dupla face de 10 mm
¿ 1 tubo de cola escolar branca com 40 g
¿ 20 m de tecido (100% algodão cru engomado)
¿ 03 m de tecido de malha viscolycra branca
¿ 02 m de tecido de malha suplex branca
¿ 03 m de tecido 100% algodão tricoline estampado
¿ 03 m de tecido 100% poliéster Oxford liso
¿ 03 m de malha com elastano viscolycra
¿ 03 m de meia malha 100% algodao
¿ 05 m de fita soutache vermelha
¿ 05 m de fita soutache azul
¿ 01 rolo fita soutache preta
¿ 01 par de ombreiras de fibra, modelo padrão, tamanhopequeno
¿ 20 envelopes tamanho A4 (pardo ou branco)
¿ 07 Zíperes sintéticos (3 comum + 3 invisível + 1 destacável). 100% PES. Largura aproximada de 25 mm. Comprimento aproximado: 120 mm. Na cor branca, preta ou cru.
¿ 03 Zíperes de metal (2 comum + 1 destacável). Largura aproximada entre 25 mm e 40 mm. Comprimento aproximado: entre 120 mm e 150 mm. Na cor branca, preta ou cru.
¿ Zíper em metro. Cor indiferente. Largura aproximada de 25 mm. Comprimento: 0,5 m.
¿ 05 m de Elástico lastex branco ou preto
¿ Viés de cetim. Largura: 35 mm. Cor: Vermelha (5 metros)
¿ Fita vivo. Largura: entre 8 mm e 10 mm. Cor: Preta ou branca (5 metros)