Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿ Idade Mínima: 18 anos completos
¿ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Costureiro é o profissional do Eixo de Produção Cultural e Design, que exerce suas atividades em ateliês de costura, confecção ou como autônomo. Confecciona peças, em diferentes tipos de tecidos, operando máquinas de costura, utilizando-se de equipamentos nas técnicas de confecção, com criatividade, atenção e agilidade.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
¿ 01 tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha
¿ 01 tesoura de arremate (pic) de pontas e linhas. Lâmina de aço e cabo plástico. Tamanho: 12,5 cm
¿ 01 Desmanchador de costura em aço, com cabo em material plástico e capa protetora. Tamanho aproximado: entre 7 cm e 10 cm.
¿ 01 Fita métrica em PVC com 1,5 m
¿ 01 Giz de costura. Formato triangular e medida entre 5 cm e 6 cm
¿ 1 caixa de alfinetes cabeça nº 29
¿ 1 Envelope com 10 unidades de agulhas para máquina reta n° 12
¿ 1 Envelope com 10 unidades de agulhas de mão n° 8
¿ 01 régua reta milimetrada de 60 cm
¿ 01 régua curva de alfaiate
¿ 01 régua curva francesa
¿ 01 esquadro de 45º
¿ 01 tesoura para uso geral em inox ou aço forjado
¿ 01 calculadora de bolso solar com display para 8 dígitos
¿ 01 carretilha para molde de costura com cabo plástico
¿ 03 lápis preto para uso comum (HB ou similar)
¿ 01 borracha plástica branca para desenho
¿ 01 Pasta arquivo com 2 ou 4 argolas. Fabricada em cartão e forrada com plástico azul ou preto interna e externamente. Com porta etiqueta e lombada entre 40 mm e 80 mm. Rado, óculo e base com protecções metálicas. Tamanho A4.
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os materiais descritos no item 1.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipo e usos. São Paulo: Senac, 2012.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Algumas unidades curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente ou em sequência, em virtude das especificidades do curso:
Sugere-se que as Unidades Curriculares Carreira dos Profissionais de Costura, Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura, Planejamento da Modelagem e Confecção de Peças de Vestuário sejam trabalhadas concomitante e alternadamente, desde que a Unidade Carreira dos Profissionais de Costura inicie no primeiro dia de aula apresentando a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão.
Unidade Carreira dos Profissionais de Costura:
Sugere-se que as noções de trabalho em equipe busquem atender as necessidades e metas de um ateliê e/ou facção industrial e a metodologia de aula visando à construção, cooperação e socialização do conhecimento.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam no segmento de moda para falar desde as ocupações nas atividades de costura até as demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo do segmento.
Indica-se que a orientação no desenvolvimento dos currículos esteja estritamente relacionada ao segmento de moda. Já as noções da CLT são voltadas aos direitos e deveres do trabalhador em geral.
Sugere-se que seja convidado um orientador para trabalhar os princípios de qualidade de vida interrelacionados. Ou seja, para trazer questões relacionadas ao lazer, atividade física, alimentação e formação continuada, vinculados as necessidades individuais dos alunos, levantando com eles as recomendações e pesquisas sobre qualidade de vida. Esta atividade possibilitará que estes alunos descrevam suas estratégias e desafios, ampliando seu entendimento da importância da saúde e do bem estar para a vida e produtividade no trabalho.
Nos conhecimentos relacionados à ergonomia e vestuário é indicada uma visita técnica para que os alunos observem e relatem o cotidiano da atividade de trabalho. Além disso, as atividades simuladas podem ser trabalhadas alternadamente em ambiente de ateliê/facção e laboratório de saúde.
Unidade Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura:
Indica-se que essa Unidade Curricular Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura seja planejada com base na prática, mediando o conhecimento acerca dos equipamentos, materiais e instrumentos de forma a embasar o aluno para a Unidade Operações de Costura.
Os valores e atitudes descritos nesta unidade devem ser contextualizados em relação a utilização dos equipamentos e as necessidades do profissional.
Recomenda-se que o orientador leve os alunos para uma visita técnica a uma empresa ou ateliê de costura para que observem a operação de máquinas e montagem de peças (recomendada do meio para o final do curso).
Sugere-se que a utilização dos acessórios das máquinas seja uma habilidade desenvolvida nas últimas aulas.
Unidades Curriculares Planejamento da Modelagem e Confecção de Peças de Vestuário
Ao longo do curso o aluno deve apresentar um portfólio com todos os trabalhos, contemplando especificações técnicas, moldes e peças montadas, de forma a articular as competências propostas no curso.
Sugere-se ainda utilizar em todas as unidades curriculares deste curso, referências iconográficas, imagens e exibição de vídeos para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os saberes das competências, realizando ao final de cada proposta análise estética dos resultados, aproximando a teoria da prática.
Recomenda-se também o estudo de cases (quando houver) em costura/moda, reconhecidos local e/ou nacionalmente, para que o aluno tenha uma visão geral a respeito das tendências e das possibilidades de elaboração de projetos nesse sentido.
Toda Unidade Curricular deve ser trabalhada na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de ateliê e/ou em facções industriais, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Carreira dos Profissionais de Costura.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Costureiro
Sala de aula convencional.
Laboratório de costura
Para executar o curso é necessário atender à padronização de equipamentos, área física e mobiliário, que constam na Intranet:
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Costura
Importante: Para orientações de adequação dos laboratórios, consultar o responsável pelo Eixo Tecnológico na DEP/DR.
Materiais para o Orientador: Conforme informações constantes no Anexo I
Materiais de consumo: Conforme informações constantes no Anexo I
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Carreira dos Profissionais de Costura
Referências básicas
BELLUSCI, Silvia Meirelles. Doenças profissionais ou do trabalho. São Paulo: Senac, 2008.
Referências complementares
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
SENAC. DN. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura
Referências básicas
ARRUDA, Khatia Oliveira et aL. Fundamentos da Costura. Princípios básicos. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2010.
Referência complementar
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipo e usos. São Paulo: Senac, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Planejamento da Modelagem
Referências básicas
FULCO, Paulo de Tarso. Modelagem Plana Feminina. Coleção Métodos de Modelagem. São Paulo: Senac, 2011.
Referências complementares
FULCO, Paulo de Tarso. Modelagem Plana Masculina. Coleção Métodos de Modelagem. São Paulo: Senac, 2011.
CAVALHEIRO, Rosa Marly e SILVA, Rosa Lucia de Almeida. Moldes femininos: noções básicas. Rio de Janeiro: SENAC, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Confecção de Peças de Vestuário
Referência básica
ARRUDA, Khatia Oliveira et al. Fundamentos da Costura. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2011.
Referência complementar
FISCHER, Anette. Construção de vestuário. Trad.: Camila Bisol Brum Scherer. Coleção Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2010.OLIVETE, Ana Luiza. Fundamentos da Costura. Acabamentos. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2011.
OLIVETE, Ana Luiza. Fundamentos da Costura. Montagem. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2011.
SITES ESPECÍFICOS:
USEFASHION: <www.usefashion.com.br>. Acesso: em 03 Abr. 2013.
REVISTA COSTURA PERFEITA: <www.costuraperfeita.com.br. Acesso: em 03 Abr. 2013.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Graduados nas áreas de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de costura.
¿ Técnicos de Nível Médio nas áreas de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de costura.
¿ Profissionais atuantes na área de costura, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.
¿ Profissionais com comprovada experiência em Recursos Humanos, Técnico em Segurança ou Enfermeiro do Trabalho.