Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
- Idade Mínima: 18 anos completos
- Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Desenhista de Moda é o profissional do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design que atua em ateliês de costura, confecções e em lojas de tecidos. É responsável por elaborar desenhos que representem os detalhes, a estrutura, o volume e caimento das roupas. Pode atuar também em equipes de produção de moda, no desenvolvimento de desenhos para coleções, assim como na elaboração de ilustrações de moda para publicidade e editoriais. Criatividade, atenção e organização são valores/atitudes imprescindíveis para a atuação desse profissional.
Iniciação ao Mundo do Trabalho 35h
Fundamentos do Desenho 63h
Elementos do Desenho de Moda 91h
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 Bloco com 50 folhas de papel vegetal A4. Gramatura: 60 g
b) 05 lápis preto (HB + 2B + 4B + 6B + 8B)
c) 01 Lapiseira 0,3 (deve acompanhar 01 caixa de grafite 2B)
d) 01 lapiseira 0,9 (deve acompanhar 01 caixa de grafite 2B)
e) 01 lapiseira borracha 3.8 mm
f) 01 borracha plástica para desenho
g) 01 régua em acrílico transparente com 30 cm
h) 01 tesoura para uso geral em inox ou aço forjado
i) 01 tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha
j) 01 rolo de fita banana fina (12 mm X 1,5 m)
k) 01 rolo de fita dupla face (25 mm X 30 m)
l) 01 conjunto de canetas hidrocor ponta grossa e chanfrada para desenho com pelo menos as seguintes cores: mostarda; melão; pele; oliva; ferrugem; escarlate; bordô; magenta; ameixa; celeste; verde garrafa; ocre; cinza claro; marrom; amarelo e preto.
m) 02 Canetas nanquim, descartáveis, na cor preta: 0.1 + 0,5
n) 03 canetas hidrocores 0.4 nas seguintes cores: pele, marroim e vermelha
o) 01 Estojo de giz pastel seco com pelo menos as seguintes cores: Branco 01; amarelo 02; laranja 03; verde 07 perm green light, azul 10; violeta 11; preto 12 bone black; amarelo 14; rosa 15; verde 24 olive green; rosa pele 28 flesh; cinza 33 e rosa pele 51.
p) 01 Estojo de giz pastel oleoso (6 cores)
q) 01 Estojo de tinta aquarela em bisnaga (25 cores)
r) 02 pincéis ponta fina. Tamanhos: NR 00 e NR 04
s) 01 pincel para estêncil NR 02
t) 01 pincel de ponta chanfrada NR 08
u) 01 pincel ponta língua de gato NR 12
v) 01 paleta para aquarela. Plástica ou Madeira. Tamanho aproximado: 20X30 cm
w) Caixa de lápis-de-cor aquarelável (36 cores)
x) 01 lápis carvão macio
y) 01 esfuminho (tamanho 3)
z) 01 Pasta catálogo para portfolio A4. Confeccionada em papel cartão de alta resistência, revestido em plástico azul ou preto interna e externamente. Deve acompanhar 20 folhas/bolsas plásticas transparente para acondicionamento de folhas A4
aa) 01 Pasta catálogo para portfolio A3. Confeccionada em papel cartão de alta resistência, revestido em plástico azul ou preto interna e externamente. Deve acompanhar 20 folhas/bolsas plásticas transparente para acondicionamento de folhas A3
bb) 01 Pasta Yes com alça no tamanho A2. Confeccionada em material plástico transparente incolor ou preto, com fechamento em elástico
cc) 02 toalhas de mão, tecido 100% algodão, tamanho pequeno
dd) 01 tubo de cola escolar branca com 40 g
ee) 01 Spray para cabelo (laquê)
ff) 01 caixa de sapato contendo: amostras 10x10cm de couro, jeans, renda, veludo-sarja, tule, aviamentos (tudo o que possa ser trabalhado relevo)
gg) Revistas de moda infantil, feminina e masculina
hh) Jornais, transparências, papel-cartão, papéis estampados (fosco e brilhante)
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os itens a, b, c, d, e, f, g, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, y, z, aa, bb, cc e dd. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária a realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional. Algumas unidades curriculares têm especificidades tais como:
Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho
Sugere-se que esta unidade curricular seja trabalhada concomitantemente às demais unidades curriculares, desde que inicie no primeiro dia de aula, em que serão apresentados a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão.
Sugere-se que a Unidade Curricular Fundamentos do Desenho seja trabalhada antes da Unidade Elementos do Desenho de Moda, porque esta unidade ira trabalhar com o desenvolvimento aplicado do desenho na elaboração da coleção cuja base já deve ter sido trabalhada em Fundamentos do Desenho.
Sugere-se ainda utilizar em todas as unidades curriculares deste curso, referências iconográficas, imagens e exibição de vídeos para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os saberes das competências, realizando ao final de cada proposta análise estética dos resultados, aproximando a teoria da prática.
Recomenda-se também o estudo de cases em desenho de moda e/ou coleções, reconhecidos local e/ou nacionalmente, para que o aluno tenha uma visão geral a respeito das tendências e das possibilidades de elaboração de projetos nesse sentido.
As unidades curriculares devem ser trabalhadas na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de trabalho, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam na área de moda para falar das ocupações nas atividades relacionadas à área e das demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo.
Recomenda-se fazer visitas técnicas em ateliês de moda, lojas e/ou indústria têxtil que sejam referência no ramo de moda, para que o aluno possa vivenciar as competências desenvolvidas em sala de aula.
Sugere-se que os alunos elaborem ao longo do curso um portfólio que contenha tanto os processos de elaboração dos desenhos (exercícios, esboços, etc.) quanto o desenho finalizado.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Iniciação ao mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Desenhista de Moda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
BRYANT, Michele Wesen. Desenho de moda. Trad.: Joana Canedo. São Paulo: Senac, 2012.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
- Graduados na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em desenho de moda.
- Graduados na área de Gestão e/ou Administração e/ou RH, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de desenho de moda.
- Técnicos de Nível Médio na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em desenho de moda.
- Profissionais atuantes na área de desenho de moda, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.