Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Auxiliar de Costura é o profissional do Eixo Tecnológico Produção Industrial, que dá suporte aos costureiros e exerce suas atividades em ateliês de costura ou facções industriais. Executa a distribuição dos cortes e aviamentos. Alimenta as máquinas de costura com linhas e agulhas; faz operações de costura em partes de peças do vestuário. Este profissional também refila as peças em processo e monta peças básicas do vestuário, com postura profissional, agilidade e organização.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
01 tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha
01 tesoura de arremate (pic) de pontas e linhas. Lâmina de aço e cabo plástico. Tamanho: 12,5 cm
01 Desmanchador de costura em aço, com cabo em material plástico e capa protetora. Tamanho aproximado: entre 7 cm e 10 cm.
01 Fita métrica em PVC com 1,5 m
01 Giz de costura. Formato triangular e medida entre 5 cm e 6 cm
1 caixa de alfinetes cabeça nº 29
1 Envelope com 10 unidades de agulhas para máquina reta n° 12
1 Envelope com 10 unidades de agulhas de mão n° 8
01 Pasta arquivo com 2 ou 4 argolas. Fabricada em cartão e forrada com plástico azul ou preto interna e externamente. Com porta etiqueta e lombada entre 40 mm e 80 mm. Rado, óculo e base com protecções metálicas. Tamanho A4.
Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os materiais descritos no item 1.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipo e usos. São Paulo: Senac, 2012.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Algumas unidades curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente ou em sequência, em virtude das especificidades do curso:
Sugere-se que as Unidades Curriculares Carreira dos Profissionais de Costura, Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura e Operações de Costura sejam trabalhadas concomitante e alternadamente, desde que a Unidade Carreira dos Profissionais de Costura inicie no primeiro dia de aula apresentando a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão.
Unidade Carreira dos Profissionais de Costura:
Sugere-se que as noções de trabalho em equipe busquem atender as necessidades e metas de um ateliê e/ou facção industrial e a metodologia de aula visando à construção, cooperação e socialização do conhecimento.
Toda esta Unidade Curricular deve ser trabalhada na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de ateliê e/ou em facções industriais, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam no segmento de moda para falar desde as ocupações nas atividades de costura até as demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo do segmento.
Indica-se que a orientação no desenvolvimento dos currículos esteja estritamente relacionada ao segmento de moda. Já as noções da CLT são voltadas aos direitos e deveres do trabalhador em geral.
Sugere-se que seja convidado um orientador para trabalhar os princípios de qualidade de vida interrelacionados. Ou seja, para trazer questões relacionadas ao lazer, atividade física, alimentação e formação continuada, vinculados as necessidades individuais dos alunos, levantando com eles as recomendações e pesquisas sobre qualidade de vida. Esta atividade possibilitará que estes alunos descrevam suas estratégias e desafios, ampliando seu entendimento da importância da saúde e do bem estar para a vida e produtividade no trabalho.
Nos conhecimentos relacionados à ergonomia e vestuário é indicada uma visita técnica para que os alunos observem e relatem o cotidiano da atividade de trabalho. Além disso, as atividades simuladas podem ser trabalhadas alternadamente em ambiente de ateliê/facção e laboratório de saúde.
Unidade Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura:
Indica-se que essa Unidade Curricular Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura seja planejada com base na prática, mediando o conhecimento acerca dos equipamentos, materiais e instrumentos de forma a embasar o aluno para a Unidade Operações de Costura.
Os valores e atitudes descritos nesta unidade devem ser contextualizados em relação a utilização dos equipamentos e as necessidades do profissional.
Recomenda-se que o orientador leve os alunos para uma visita técnica a uma empresa ou ateliê de costura para que observem a operação de máquinas e montagem de peças (recomendada do meio para o final do curso).
Sugere-se que a utilização dos acessórios das máquinas seja uma habilidade desenvolvida nas últimas aulas.
Unidade Operações de Costura:
Como a Unidade Curricular Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura essa unidade de Operações de Costura tem a prática como base, todavia os conhecimentos de motricidade e acuidade visual precisam ser os primeiros a serem trabalhados.
Um exemplo de dinâmica para trabalhar essa competência é solicitar que cada grupo de alunos costure partes de peças para a montagem de uma peça final de vestuário. Para que o aluno compreenda a sua participação enquanto profissional no processo de confecção de peças.
Sugere-se que ao longo desta Unidade Curricular os alunos construam individualmente um portfólio com amostras das técnicas de costura (mínimo uma de cada tipo). Esse portfólio pode conter desde os exercícios de coordenação motora até as partes de peças costuradas, tais como barras, bolsos (com e sem zíper), aberturas, golas. Essa apresentação pode vir acompanhada de imagens de peças completas do vestuário.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas na simulação do seu futuro ambiente de trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Auxiliar de Costura
Sala de aula convencional.
Laboratório de costura
Para executar o curso é necessário atender à padronização de equipamentos, área física e mobiliário, que constam na Intranet:
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Costura
Importante: Para orientações de adequação dos laboratórios, consultar o responsável pelo Eixo Tecnológico na DEP/DR.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Carreira dos Profissionais de Costura
Referências básicas
BELLUSCI, Silvia Meirelles. Doenças profissionais ou do trabalho. São Paulo: Senac, 2008.
Referências complementares
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
SENAC. DN. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Funcionamento das Máquinas de Costura
Referências básicas
ARRUDA, Khatia Oliveira et aL. Fundamentos da Costura. Princípios básicos. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2010.
Referência complementar
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipo e usos. São Paulo: Senac, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Operações de Costura
Referência básica
ARRUDA, Khatia Oliveira et al. Fundamentos da Costura. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2011.
Referência complementar
FISCHER, Anette. Construção de vestuário. Trad.: Camila Bisol Brum Scherer. Coleção Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2010.
OLIVETE, Ana Luiza. Fundamentos da Costura. Montagem. Coleção tecnologia fácil. Distrito Federal: LK Editora, 2011.
SITES ESPECÍFICOS:
USEFASHION: <www.usefashion.com.br>. Acesso: em 03 Abr. 2013.
REVISTA COSTURA PERFEITA: <www.costuraperfeita.com.br >. Acesso: em 03 Abr. 2013.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Graduados nas áreas de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de costura.
Técnicos de Nível Médio nas áreas de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de costura.
Profissionais atuantes na área de costura, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.
Profissionais com comprovada experiência em Recursos Humanos, Técnico em Segurança ou Enfermeiro do Trabalho.