Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: 14 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ter completado o 5º ano do Ensino Fundamental (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 4° ano ou já ter completado as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Desenvolver conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários ao aprimoramento de sua imagem pessoal, tanto no relacionamento com pares e líderes quanto na interação com clientes, fornecedores e sociedade.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
UNIDADE CURRICULAR Carga Horária
Práticas de Etiqueta Social e Profissional 35h
Total 35 horas
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
Graduados nas áreas de Administração, Moda, Secretariado Executivo, Relações Públicas, Turismo e Hotelaria, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano no ensino de etiqueta social e profissional ou em consultoria em etiqueta profissional.
Profissionais com comprovada experiência profissional de mínimo um ano no ensino de etiqueta social e profissional ou em consultoria em etiqueta profissional.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Etiqueta Social e Profissional.
Sala de aula convencional.
Sala ambiente contendo:
Equipamentos:
01 computador
01 projetor multimídia
01 tela de projeção
Material de Consumo:
01 kit de etiqueta à mesa (sousplat, prato raso e fundo, talheres de peixe: garfo e faca, talheres de serviço: garfo e faca, talheres de sobremesa: garfo, faca e colher, colher de chá, xícara de café, prato de pão, espátula para manteiga, guardanapo de pano, copos: água, vinho tinto, vinho branco, champagne, licor).
AGUIAR, Titta. Acessórios: por que, quando e como usá-los. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
ARRUDA, Fábio. Chique & útil: como organizar e como freqüentar eventos. São Paulo: Arx, 2006.
BENNETT, Carole. Etiqueta nos negócios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
KALIL, Gloria. Chic homem: manual de moda e estilo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
KALIL, Gloria. Chic: um guia de moda e estilo para o século XXI. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
MARRA, Heloisa; REGO, Julio. Estilo no trabalho. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2002.
RIBEIRO, Celia. Boas maneiras e sucesso nos negócios. Porto Alegre: L&PM, 2004.
SALGADO, Paulo Regis. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos: uma prática ao alcance de todos. São Paulo, 2010.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.