Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿Idade: Idade mínima: 14 anos; Idade máxima: 24 anos incompletos.
¿Escolaridade: estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Se maior de 18 anos e com Ensino Médio concluído, deve obedecer as leis trabalhistas.
¿Documentos: 1 foto 3x4 recente; Cadastro Pessoa Física ¿ CPF (cópia); Carteira de identidade (cópia); Comprovante de residência (cópia); Certificado de conclusão do Ensino Médio (cópia com carimbo ¿confere com o original¿) ou Atestado de Frequência no Ensino Regular.
¿Ser contratado como Aprendiz em alguma Organização que trabalhe com o Programa Jovem Aprendiz.
Preferência para jovens sem experiência profissional anterior (Primeiro Emprego).
O Aprendiz em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados atua no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios auxiliando em supermercados e desenvolve atividades relacionadas ao atendimento ao cliente em organizações do ramo supermercadista de médio e grande porte. Aplica os princípios de logística para organizar gôndolas e prateleiras, embala e repõe produtos de acordo com o endereçamento e layout do supermercado, utilizando os princípios de manipulação de alimentos. Possui claro entendimento dos seus direitos e deveres, da importância do meio ambiente, da economia pessoal e do trabalho em equipe. Responsabilidade, organização e visão sistêmica são valores/atitudes essenciais para o desenvolvimento de suas funções.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Unidades Curriculares Carga Horária CH (Organização)
Promoção do Trabalho em Equipe 21 -
Carreira Profissional e Pessoal 21 -
Introdução ao Sistema Operacional Windows 21 -
Princípios de Economia Pessoal 36 -
Cidadania, direitos e deveres 28 -
Educação ambiental: um exercício para a cidadania 28 -
Atendimento ao Cliente Interno e Externo 21 -
Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho 36 -
Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais 40 -
Princípios de Manipulação de Alimentos e Autocuidado em Saúde 28 -
Atividades de Embalamento de Produtos em Supermercados 32 -
Atividades de Reposição de Produtos em Supermercados 52 -
Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercados 36 -
Aprendizagem em Serviços de Supermercado no Ambiente de Trabalho - 600
Total Parcial 400 600
TOTAL 1000 HORAS
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
Para um melhor aproveitamento dos alunos durante o curso, sugerimos que seja seguida a sequência das Unidades Curriculares apresentada neste documento. Caso isso não seja possível, é necessário que o curso inicie com ¿Promoção do Trabalho em Equipe¿ e ¿Carreira Pessoal e Profissional¿ e finalize com ¿Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercado¿
Durante o curso, deverá haver no mínimo quatro Conselhos de Classe, seguindo a normativa da trimestralidade.
Os alunos deverão realizar um relatório no final do curso, objetivando a integração de todas as competências adquiridas no Senac com a Aprendizagem em Serviços de Supermercado no Ambiente de Trabalho e uma Atividade Integradora de Serviços de Supermercados (ambas na Unidade Curricular: Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercados no Ambiente de Trabalho), objetivando a relação de todas as competências desenvolvidas no Senac. Tanto a estrutura para a realização do Relatório, como para a Atividade Integradora de Serviços de Supermercado se encontram anexo a este documento.
Considerações sobre as Unidades Curriculares:
Promoção do Trabalho em Equipe ¿ Esta deverá ser obrigatoriamente a primeira competência a ser trabalhada com os Jovens, pois irá determinar como estes deverão se portar tanto no Senac como na Organização. Deverão ser colocadas as regras básicas para o desenvolvimento da Aprendizagem e para o ingresso do aluno no Mercado de Trabalho.
Carreira Profissional e Pessoal ¿ Poderá ser utilizado como base para esta competência o livro: ¿O Trabalho no Supermercado¿ da Editora Senac, que tem um capítulo sobre plano de carreira. Este plano de Carreira pode compor o Relatório Final.
Princípios de Economia Pessoal ¿ caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Economia Pessoal da Junior Achievement. Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Cidadania, direitos e deveres ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma ou mais visitas de campo até algumas entidades políticas e/ou culturais da cidade, ex: câmara dos vereadores, prefeitura, museu, etc. Estas atividades deverão seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão.
Educação ambiental: um exercício para a cidadania ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma visita de campo até algum projeto ambiental da cidade. Esta atividade deverá seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. Poderá também fazer um pequeno projeto com a turma sobre educação ambiental ou preservação do meio ambiente e dos recursos. Caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Atitude Verde da Junior Achievement. Esta Unidade Curricular é pré-requisito para a Unidade Curricular Atividade de Embalamento de Produtos em Supermercados.
Atendimento ao Cliente Interno e Externo ¿ Esta Unidade Curricular é pré-requisito para a Unidade Curricular Atividade de Embalamento de Produtos de Supermercados.
Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho ¿ Para a análise do fluxograma e organograma o orientador pode sugerir que todos tragam estes documentos das Organizações em que estão desenvolvendo a Aprendizagem. É importante lembrar que o grau de complexidade para estas atividades deve ser bem menor que o grau de complexidade de um Curso Técnico e de Graduação.
Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais ¿ durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Princípios de Manipulação de Alimentos e Autocuidado em Saúde ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Apesar de haver alguns conhecimentos sobre manipulação de alimentos, não deverá ser trabalhado aqui todo o curso de Boas práticas de manipulação de alimentos. É necessário apenas dar noções sobre o assunto. Esta Unidade Curricular é pré-requisito para a Unidade Curricular Atividade em Reposição de Produtos de Supermercados.
Atividades de Embalamento de Produtos em Supermercados ¿ Nesta Unidade Curricular os alunos aprenderão a empacotar todos os tipos de produtos e de diversas formas. Não será tratado aqui apenas o empacotamento de frente de caixa, mas, também, o empacotamento de presente, de frios, de produtos de bazar, etc. O orientador poderá efetuar uma prática dentro de sala de aula, lembrando que os pré-requisitos para esta Unidade são as Unidades Curriculares de Educação ambiental e Atendimento ao Cliente Interno e Externo.
Atividades de Reposição de Produtos em Supermercados ¿ Nesta Unidade Curricular os orientadores precisam lembrar que é um curso de Aprendizagem e que o grau de complexidade, principalmente nos princípios de Logística, deve ser muito menor que no curso técnico e Capacitação. Uma sugestão é levar os alunos para uma visita técnica em um supermercado parceiro para analisar as gôndolas, as formas de merchandising e se possível o depósito, sempre com a condução e acompanhamento do orientador. O orientador pode utilizar este trabalho de observação dentro de sala de aula. Esta Unidade Curricular tem como pré-requisito a Unidade Curricular Princípios de Manipulação de Alimentos e Autocuidado em Saúde.
Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercado ¿ Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem. Os alunos precisarão desenvolver um Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercado no Ambiente de Trabalho, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. A estrutura deste relatório se encontra anexo (Anexo A). Nesta Unidade os alunos farão uma Atividade Integradora de serviços de supermercados, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. Nesta Atividade Integradora todos os alunos terão que participar e aplicar competências adquiridas durante o curso. As instruções para a execução desta Atividade Integradora estão anexo (Anexo C).
Aprendizagem em Operação de Supermercado no Ambiente de Trabalho ¿ Esta Unidade é executada na Organização, sendo concomitante com as demais Unidades Curriculares, sendo 3 vezes na semana, 4 horas por dia. Esta parte do curso deverá ser acompanhada por um orientador, ele terá quatro horas semanais para acompanhar os Alunos nas Organizações. É necessário que ele passe por todas as Organizações pelo menos uma vez por mês. Durante esta visita, o orientador irá verificar o desempenho do aluno e como a Organização está tratando o nosso aluno, visualizando o que a legislação da Aprendizagem permite ou proíbe durante esta Prática. O orientador responsável por este acompanhamento precisará preencher uma ficha de acompanhamento para cada um dos Aprendizes (Anexo D), sendo que esta ficha deverá ficar a disposição do responsável pelo Curso na Unidade do Senac.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿Especialistas/Mestres nas áreas de Logística, Administração de Materiais, Marketing, Vendas, Meio Ambiente, TI, e outras áreas afins com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano em atividades preferencialmente no setor varejista e de logística do varejo relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
¿Graduados nas áreas de Administração, Saúde, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Psicologia, e outras áreas afins, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano, relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
¿Técnicos de Nível Médio nas áreas de Administração, Marketing, Vendas e outras áreas afins, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano, relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional
Laboratório de Informática, contendo um aluno por microcomputador e com conexão a Internet.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Promoção do Trabalho em Equipe
Referência Básica
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
Referência Complementar
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional e Pessoal
Referência Básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DURO, Jorge; BONAVITA, José Ricardo. Desperte o empreendedor em você. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Introdução ao Sistema Operacional Windows
Referências básicas
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Excel XP. 10 ed. São Paulo: Ed. Senac, 2010.
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Windows Vista, 1ª ed. São Paulo: Ed Senac, 2007.
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2007. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2009
MARTELLI, RICHARD. Excel 2010. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Windows 7. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Economia Pessoal
Referências básicas
CAMPANHÃ, Josue. Administração da vida: potencializando os recursos do seu dia a dia. São Paulo: Hagnos, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Cidadania, Direitos e Deveres
Referências básicas
MEDEIROS, Alexandre; FERREIRA, Olivia; GARAVAGLIA, Pedro. Você e os outros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
SIQUEIRA JÚNIOR, Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos humanos e cidadania. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Educação Ambiental: um exercício para a cidadania
Referências básicas
BAETA, Anna Maria Bianchini (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Atendimento ao Cliente Interno e Externo
Referência Básica
SENAC. Departamento Nacional. Atendimento ao cliente. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2010.
Referência Complementar
GOLDMANN, Heinz M. Estratégias inovadores de vendas ¿ como conquistar e manter clientes em mercados competitivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
MEDEIROS, Walter. Técnicas de Atendimento: Onde está o atendimento?. 2. Ed. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2006.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho
Referência Básica
CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.
Referência Complementar
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8ª ed. Minas Gerais: 2004.
MORAIS, Roberto Souza de. O profissional do futuro: uma visão empreendedora. Barueri, SP: Manole, 2013.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais
Referência Básica
BOTELHO, Joaquim Maria. Redação empresarial sem mistérios: como escrever textos para realizar suas metas. São Paulo: Gente, 2010.
Referência Complementar
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 4. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Manipulação de Alimentos e Autocuidado em Saúde
Referência Básica
MANUAL de Segurança e Saúde no Trabalho: Normas Regulamentadoras - NRs. 5. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009. (Série Segurança e Saúde no Trabalho)
BEZERRA, Luciane Pereira; PINHEIRO, Andrea Nunes; SILVA, Gleucia Carvalho. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro Ed. Senac São Paulo, 2010.
Referência Complementar
BEZERRA, Luciane Pereira. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. ¿ Brasília: Ministério da Saúde. 2002.
FERNANDES, Almesinda Martins de O; GUIMARÃES, Zileny da Silva. Saúde-doença do trabalhador: um guia para os profissionais. Goiânia: AB, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Atividades de Embalamento de Produtos em Supermercados
Referências básicas
RATTO, Luiz; LANDI, Ana Claudia. O trabalho no supermercado: setores, funções e carreira profissional. Rio de Janeiro. Editora Senac DN, 2010.
Referências complementares
GURGEL, Floriano do Amaral. Administração da embalagem. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Atividades de Reposição de Produtos em Supermercados
Referências básicas
BALLOU, Ronald H.; YOSHIZAKI, Hugo. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
RATTO, Luiz; LANDI, Ana Claudia. O trabalho no supermercado: setores, funções e carreira profissional. Rio de Janeiro. Editora Senac DN, 2010.
Referência Complementar
ALLARCON, Maurício. Além das gôndolas: como atua o promotor de vendas no supermercado. Brasília: Ed. Senac Distrito Federal, 2012.
PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. São Paulo: Érica, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Serviços de Supermercados
Referências básicas
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
Referências complementares
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.