Santa Catarina

Abre e fecha menu
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que o setor de animação movimente R$ 4 bilhões no Brasil, especialmente em produções destinadas à TV, cinema, games, plataformas digitais e publicidade. De olho nestas cifras e no potencial de mercado presente em São José, o Senac SC fez um diagnóstico de toda a cadeia produtiva ligada à animação para desenvolver um ecossistema específico que vai expandir a economia local.

"O #AnimaSãoJosé foi um start para fomentar esta cadeia produtiva diversificada. O projeto é mais amplo e, a partir deste evento, começam outras ações e estratégias para transformar a cidade de São José em um polo criativo e inovador da animação”, afirma Luis Fernando Albalustro, gestor do programa Senac Criativo.

Oportunidades no segmento da animação

O #AnimaSãoJosé criou um espaço de networking qualificado, informações e troca de experiências relacionadas ao setor de animação. "Este foi um evento de suma importância para São José para o início desta economia criativa voltada para a área de animação. O Senac SC vai entrar com programas específicos para desenvolver as potencialidades destes profissionais, com capacitações nas mais diversas áreas desta cadeia produtiva”, acredita Ivanir Bazzei, diretora de marketing e comunicação do Senac SC.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação de São José, Waldemar Bornhausen Neto, o município percebeu que este é um segmento em expansão e fundamental para a região. "O mercado existe, está em crescimento e o que precisamos é capacitar mão de obra. Por isso, a parceria com o Senac SC, para que juntos possamos ter essa economia criativa abundante”, pontua.

Já Mauricio Rosa Barbosa, diretor executivo Intuitiva Digital Solutions, ressaltou que um evento no porte do #AnimaSãoJosé destaca as possibilidades deste segmento e dá visibilidade à área de animação, atraindo mais empresários para investir nesta indústria. "Após este evento e as repercussões, esperamos que outras empresas possam enxergar o potencial de negócios e que sejam parceiras no fomento desta indústria da animação aqui em São José”, destacou.   

Networking qualificado e troca de experiências

Enquanto algumas empresas já estão bem estabelecidas nesta área, outras ainda buscam um espaço entre as inúmeras oportunidades que o mercado oferece. Com este cenário em mente, Leonardo Minozzo, diretor da Cafundó Creative Studio, ministrou palestra sobre os negócios no setor, destacando a relevância do #AnimaSãoJosé para dar visibilidade a quem deseja montar a própria empresa e investir na área da animação. Ao lado de Jean Gengnagel, do Estúdio Urbano, Arthur Nunes, da Plot Kids, ressalta que um evento como este reúne todas as partes envolvidas na indústria da animação e oferece a oportunidade de buscar informação, capacitação e referências.

Já Ana Paula Schneider, conhecida nas redes sociais como "Bocuda”, falou que o boom no mercado de animação no país se deve não só aos profissionais que estão investindo na criação, mas também à popularização de canais digitais como o YouTube, que despertam ainda mais o interesse para essa área. Também participaram do #AnimaSãoJosé nomes de expressão no mercado, como Ana Beatriz Bahia, cofundadora do estúdio Casthalia, a visual development & illustration Sami Sena, a designer e artista plástica Gabriela Dreher.

 

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar