Foram conquistadas a medalha de prata para Estéfany Marengoni, também do Paraná, na ocupação de Cuidados de Saúde e Bem-estar e uma inédita medalha de ouro para o Brasil, na ocupação de cabeleireiro, com a carioca Bruna Pimentel Martins.
O Groupama Stadium, em Lyon na França, sediou a cerimônia, que colocou todos os vencedores no pódio e depois iniciou uma apresentação artística para celebrar a próxima cidade-sede da WorldSkills: Xangai, a cidade da maior competição de educação profissional do mundo em 2026.
Empenho da catarinense
Maria Olívia foi reconhecida sob aplausos da delegação brasileira ao ser anunciada como medalhista de excelência. Ela se destacou entre os 20 países que competiam na ocupação de florista e alcançou uma pontuação que a certifica como uma aluna com técnicas avançadas.
Para a catarinense, a competição foi um grande aprendizado, cheio de conquistas e superação. "Eu consegui entregar tudo de mim nesse mundial. Os trabalhos que eu fiz aqui ficaram melhores do que eu treinei. Realmente eu me superei. Estou orgulhosa demais de mim mesma. Foi muito incrível viver essa experiência”, comemorou Maria.
Para o diretor-regional do Senac SC, Fabiano Battisti Archer, a conquista é de extrema importância para a instituição, pois é resultado de um trabalho árduo de diversos profissionais envolvidos e de professores competentes e capacitados para oferecer uma educação de qualidade, em nível mundial.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, também acompanhou a cerimônia de encerramento e celebrou a conquista da aluna de Santa Catarina. "Foram diversos países competindo na WorldSkills e nós garantimos uma medalha de excelência. Isso demonstra a potencialidade da educação profissional que nós oferecemos no Senac”, destaca o presidente.
E como foi o último dia de provas
As provas da WorldSkills 2024 terminaram no último sábado (14). Com um desafio de ter que decorar um bolo de aniversário, Maria Olívia mostrou toda a sua habilidade e criatividade. Utilizando técnicas que já domina, ela criou uma decoração com mini rosas cor-de-rosa e folhas verdes, transformando o bolo em uma obra de beleza e sofisticação.
Na última atividade nesta 47ª edição da WorldSkills, Maria teve que produzir um arranjo que pudesse ficar pendurado na parede. Ela precisou utilizar elementos entregues pela organização, como: rolhas, uvas e taças. Tudo isso para remeter os vinhos da França. Ela conseguiu entregar um arranjo cheio de texturas e elementos, demonstrando todas as habilidades da florista.
Que venha Xangai, em 2026!
A França se despede da WorldSkills 2024 em um evento que misturou provas com debates sobre o futuro da educação profissional. A expectativa de público girou em torno de 32 mil pessoas por dia, configurando uma das maiores edições já realizadas em tamanho de visitantes.
Agora, as instituições participantes já retomam o processo preparatório. O Senac Santa Catarina, por exemplo, já começou a seleção dos talentos que vão diretamente para as Competições Senac de Educação Profissional 2025, evento nacional seletivo para os talentos que representarão a instituição de ensino e o Brasil em Xangai, na WorldSkills 2026.