O setor de alimentação entra em pauta na conversa entre representantes da rede mundial de Cidades Criativas, com a participação dos chefs brasileiros Ângela Sicília (Belém- PA), Mariana Gontijo (Belo Horizonte-MG) e Fabrício Nacif (Paraty-RJ). A transmissão acontecerá ao vivo no canal do Youtube do Observatório da Gastronomia SC, a partir das 16 horas.
Dois representantes de Florianópolis participam das discussões. A chef Isabel Hagemann, consultora gastronômica e ativista do movimento Slow Food e o chef Pedro Soares, do Puro Oyster Bar e adepto da cozinha sustentável, que será mediador da conversa.
Já a partir das 19h30, no mesmo canal, é a vez Observatório da Gastronomia promover uma live com a professora Fabiana Mortimer (NEG/IFSC) sobre a valorização da biodiversidade brasileira na gastronomia, o incentivo ao uso desses insumos e o papel do consumidor na tomada de decisão. Em seguida, o chef Pedro Soares vai preparar ao vivo receitas com frutos do mar - uma trilogia, com produtos dos biomas Mata Atlântica e Caatinga trazidos diretamente de cooperativas, produtores locais e feiras.
A atividade é uma promocão do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, FloripAmanhã, Núcleo de Estudos em Gastronomia/IFSC e Pedro Soares/Puro Oyster Bar. A rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) promove a cooperação internacional entre as cidades que reconheceram a criatividade como direção estratégica e um impulsionador para o desenvolvimento urbano sustentável. Florianópolis integra a UCCN desde 2014, na categoria Gastronomia.