Santa Catarina

Abre e fecha menu

O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. Por recomendação da Organização Mundial do Turismo (OMT), a cada ano, é indicado pelos países membros um tema com o objetivo de estabelecer reflexões e debates internacionais. O tema escolhido para 2021 é "Turismo para o Crescimento Inclusivo”.

O turismo foi um dos setores econômicos mais impactados socialmente e economicamente pela pandemia de Covid-19. Foi exatamente para ajustar no déficit da economia mundial do turismo que a OMT estabeleceu que o tema do Dia Mundial do Turismo 2021 fosse centrado no crescimento inclusivo para impulsionar a recuperação.

A OMT pretende que o tema "Turismo para o Crescimento Inclusivo" sirva de inspiração e argumento para sensibilizar as tomadas de decisões quanto ao reposicionamento dos destinos turísticos. O conceito do crescimento inclusivo como processo para o equilíbrio das desigualdades, está amplamente associado como o fator de desbloqueio econômico e no entendimento que a equidade favorece o desenvolvimento integral e sustentável das economias com a redução das disparidades.


Dessa forma, possibilita que as oportunidades sejam asseguradas para que todos participem e tenham oportunidade do processo de crescimento, favorecendo o compartilhamento dos resultados. As desvantagens das populações em situação de vulnerabilidade social são reduzidas com os benefícios de favorecimento aos acessos a participação nas oportunidades legadas pela economia do turismo.

Em Santa Catarina o tema do Dia Mundial do Turismo pode beneficiar diretamente o segmento turístico de base comunitária. A grande maioria dos pequenos e médios municípios catarinenses são essencialmente rurais com o embasamento econômico na agropecuária e na agricultura familiar. Somam-se a este embasamento as comunidades pesqueiras, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. A possibilidade de desenvolvimento pela economia do turismo nestas comunidades é adicionada a grande tendência apontada por várias organizações do setor para o crescimento exponencial do turismo regional. O aumento do interesse pelo turismo regional, por conta da pandemia, ao mesmo tempo que promove a circulação traz a estas comunidades a possibilidade da inclusão.

Além do crescimento inclusivo e a sustentabilidade o turismo de base comunitária define seus princípios na conservação da biodiversidade, valorização da história e da cultura e equidade social. Desta forma, produtos e serviços turísticos ofertados para complementar às demais atividades desenvolvidas pelas comunidades, contribuem para a geração de renda, fortalecendo e valorizando os ofícios, modos de vida, e gerando manutenção para que a cultura local seja transformadora para a realidade destas sociedades. Para conferir o artigo completo, acesse: http://observasctur.com.br/

Com informações do Observatório do Turismo SC

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar