Neste momento, também estão previstos o lançamento do edital, forma de inscrição para participação no projeto, submissão das propostas, documentação, que poderão ser acessados pelo site sc.senac.br/disrupcom/.
Ao todo, serão 36 horas de imersão e mais de 300 horas de inovação para dez segmentos do comércio de atacado e varejo, com a proposta de alavancar os negócios por meio de soluções criativas e que atendam aos novos paradigmas de consumo, pautadas em tecnologia e sustentabilidade.
"O comércio passou por profundas transformações neste último ano, tanto no comportamento de consumo, como no modelo de negócio. Das grandes redes aos pequenos estabelecimentos, todos precisaram repensar seus canais de venda e relacionamento com os clientes, relações de trabalho, logística de entrega de produtos, etc. Quem ainda não tinha operação online acelerou o passo para digitalizar o negócio ou pelo menos implementar algum formato de venda ativa, por meio das redes sociais, whatsapp, entre outros. Inovação passou a ser questão de sobrevivência”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt
Do diagnóstico à solução
A partir daí, o projeto se desdobra em três etapas: a primeira com diagnóstico situacional do comércio em Santa Catarina, com a apresentação do cenário atual, identificação de problemas, necessidades e potenciais soluções. Na segunda etapa, acontece o desenvolvimento destas soluções, com a realização de quatro workshops com especialistas em diversas áreas do conhecimento, que vão trazer cases e conceitos para subsidiar os trabalhos que serão desenvolvidos.
Serão 4 temáticas abordadas durante os meses de abril e maio deste ano: empreendedorismo e inovação, design de serviços, MPV (Minimum Viable Product) e Técnicas de Pitch. "Neste segundo momento, os participantes serão distribuídos em grupos e salas por segmento, realizando um processo de cocriação com recursos tecnológicos e metodologia de inovação para o desenvolvimento de soluções e oportunidades que serão compartilhadas na próxima etapa do DisrupCom”, explica Renata Rubik, diretora de Inovação de Tecnologia do Senac SC.
Para a terceira fase do DisrupCom, as propostas criadas serão apresentadas em formato de pitch, para avaliação de uma banca julgadora, que analisará não só o potencial de mercado, mas as estratégias de negócio e viabilidade econômica e tecnológica da sugestão apresentada. Ao final, o DirupCom vai premiar as três ideias mais inovadoras, com ferramentas e estratégias para colocá-las em prática .
A previsão é que sejam submetidos 10 projetos, cada um deles considerando os setores do atacado e varejo – alimentos, bebidas e mercadorias em geral, lifestyle, casa e lar, escritório e TI, comércio automotivo e insumos, moda, beleza, saúde e bem-estar, centros comerciais e varejo não especializado, agropets, atacado e distribuição além do comércio de serviços.
"O DisrupCom demonstra o empenho do Senac em contribuir com o empresário do comercio varejista e atacadista, num momento tão complexo. Através de metodologias inovadoras, levar o empresário a olhar diferente, mudando o mindset para entender a situação atual, expectativas e mercado de consumo com o olhar em novas oportunidades.”, acredita Rudney Raulino, diretor regional do Senac SC.
Serviço:
Lançamento DisrupCom
Quando: 31 de março
Horário: às 18 horas
Onde: canal do Senac SC no Youtube
Quanto: gratuito
Mais informações: sc.senac.br/disrupcom