O Pós-NRF 2020 começou com a palestra "A Economia de Dados, Tendências no Varejo e Centros de Distribuição”, ministrada por Douglas Freitas, Strategic Account Manager for Retail da Zebra Technologies. O especialista falou sobre a importância da coleta e análise de dados e as novidades da empresa em robôs, tecnologias e realidade aumentada aplicadas em lojas e centros de distribuição. Freitas apresentou, ainda, dois estudos mundiais sobre as tendências do varejo sobre a perspectiva dos consumidores e também dos varejistas.
Em seguida, o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, mostrou como foi a 9ª Missão Técnica New York realizada pela entidade em parceria com o Senac SC em janeiro deste ano. O evento também contou com o painel "O Futuro do Varejo – Tendências da NRF Retail´s Big Show 2020”, mediado por Marcus Tutui, analista de projetos e programas institucionais do Senac SC, e com a presença de Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, Rudney Raulino, diretor regional do Senac SC e, ainda, de Douglas Freitas da Zebra Technologies.
Além de Florianópolis, o evento Pós-NRF também aconteceu nas cidades de Chapecó e Concórdia. Entre os principais temas abordados, destaque para:
Economia de dados
A economia de dados está entre as maiores tendências apresentadas na Retail´s Big Show neste ano: tanto para otimizar a experiência dos consumidores nos pontos de venda quanto para garantir aos varejistas uma base eficiente para aumentar a produtividade e atrair novos clientes. Com uso da tecnologia, a análise de dados permite melhorar diversas etapas das operações, reinventando os negócios com olhar focado nas expectativas cada vez mais elevadas dos consumidores.
A economia de dados está entre as maiores tendências apresentadas na Retail´s Big Show neste ano: tanto para otimizar a experiência dos consumidores nos pontos de venda quanto para garantir aos varejistas uma base eficiente para aumentar a produtividade e atrair novos clientes. Com uso da tecnologia, a análise de dados permite melhorar diversas etapas das operações, reinventando os negócios com olhar focado nas expectativas cada vez mais elevadas dos consumidores.
Automatização de armazéns
O uso da robótica e realidade aumentada nos centros de distribuição também entraram em pauta na NRF 2020. A tecnologia chega para transformar os armazéns em espaços inteligentes, aprimorando a cadeia de valor como um todo – desde a melhoria na precisão dos estoques até inconsistências nos inventários.
O uso da robótica e realidade aumentada nos centros de distribuição também entraram em pauta na NRF 2020. A tecnologia chega para transformar os armazéns em espaços inteligentes, aprimorando a cadeia de valor como um todo – desde a melhoria na precisão dos estoques até inconsistências nos inventários.
Tecnologia como meio
Não há dúvidas de que a tecnologia está sendo aplicada para aperfeiçoar a experiência do consumidor, personalizar as compras e valorizar o capital humano no varejo. É um meio para empoderar colaboradores e conhecer os clientes, deixando as pessoas no centro dos processos.
Phygital
No conceito de Phygital, as visões de mundo dos consumidores não separam mais o que é digital do que é físico. Tudo está unificado. O cliente pode ver o produto na loja, tomar a decisão de compra em casa e adquirir o produto online, podemos receber em casa ou voltar ao estabelecimento. Essa jornada do cliente cria oportunidades para o varejo desenvolver estratégias em sintonia com este novo perfil de consumidor.
No conceito de Phygital, as visões de mundo dos consumidores não separam mais o que é digital do que é físico. Tudo está unificado. O cliente pode ver o produto na loja, tomar a decisão de compra em casa e adquirir o produto online, podemos receber em casa ou voltar ao estabelecimento. Essa jornada do cliente cria oportunidades para o varejo desenvolver estratégias em sintonia com este novo perfil de consumidor.
Colaboração como estratégia
Ninguém é e nem precisa ser excelente em tudo! Tão importante quanto estabelecer o propósito de um negócio é desenvolver parcerias estratégicas para proporcionar serviços que ofereçam maior conveniência ou experiência aos clientes.
Recommerce
A revenda de produtos também ganhou força nos últimos anos e os grandes varejistas já perceberam que os itens de segunda mão podem voltar às prateleiras ou e-commerce com novos formatos de venda. Tudo isso, claro, atrelado aos valores de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental aplicados aos negócios.
Ninguém é e nem precisa ser excelente em tudo! Tão importante quanto estabelecer o propósito de um negócio é desenvolver parcerias estratégicas para proporcionar serviços que ofereçam maior conveniência ou experiência aos clientes.
Recommerce
A revenda de produtos também ganhou força nos últimos anos e os grandes varejistas já perceberam que os itens de segunda mão podem voltar às prateleiras ou e-commerce com novos formatos de venda. Tudo isso, claro, atrelado aos valores de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental aplicados aos negócios.